JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Justiça

D. Ilidio Leandro, Bispo de Viseu

Bispo de Viseu ao lado dos ex-trabalhadores da ENU

O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, colocou-se ao lado dos antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU), que estava sedeada na Urgeiriça, Canas de Senhorim, pedindo justiça ao Estado.
“Até quando vemos o Estado que somos a adiar a justiça, a protelar o pagamento aos seus credores e a injustiçar aqueles que, com razão, neles confiam e a eles pedem, apenas, o reconhecimento dos seus legítimos direitos?”, questiona o Bispo numa nota publicada na página oficial da Diocese.
"Fui ali pároco durante alguns anos. Conheço as pessoas. Sei que clamam por justiça. Coloco-me do seu lado a reivindicá-la", escreve D. Ilídio Leandro
A ENU, empresa de capital exclusivamente público que desde 1977 teve a seu cargo a exploração de urânio em Portugal, entrou em processo de liquidação em 2001 e encerrou definitivamente no final de 2004.
“Estes ex-trabalhadores da ENU esperam, desde há mais de 10 anos, pela justiça que a lei lhes atribuiu e, sucessivamente, lhes tem reconhecido”, lembra.
“Há leis e vão-se fazendo de acordo com as necessidades e circunstâncias concretas, surgem interpretações e promessas, avanços e recuos, de acordo com a situação e a oposição, de acordo com conveniências e oportunidades… poucas vezes, de acordo com os direitos das pessoas”, condena. (fonte ecclesia)

Não é todos os dias que se vê um bispo tomar posição oficial de defesa de um grupo concreto de trabalhadores. È certo que a Igreja sempre defendeu e defende a classe operária, mas fica-se geralmente pelo geral e dificilmente desce ao concreto da vida do dia a dia laboral.

Parabéns Sr Bispo.

 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Poemas para Darfur


Parábolas em poesia

Recebemos da Lidia Carvalho Silva, 10 exemplares do seu livro de poemas “Abrirei a minha boca em parábolas”. A autora oferece-os para o projecto no Darfur "Uma escola para Nyala" que a campanha por Darfur está a apoiar. Por isso vamos vendê-los e o produto reverte para o projecto. Quem estiver interessado pode pedir que nós enviamos. O custo são 6€ com porte já incluído.

"ABRIREI A MINHA BOCA EM PARÁBOLAS é um pequenino livro, contendo 40 parábolas duma incomensurável riqueza de ensinamentos que Lídia Carvalho da Silva reproduz, em belas quadras de grande simplicidade e interessante criatividade literária. Anteriormente, a autora publicou vários textos num jornal da sua terra - Carregal do Sal. Agora, mimoseia-nos com a publicação dum livro que espero ajude o leitor a crescer, no seu encontro com Deus. Está de parabéns a autora pelo trabalho, e o leitor por ter mais uma oportunidade para reflectir sobre a Vida e a Fonte da Vida, a partir dos ensinamentos do Evangelho."

Padre, Álvaro Dias Arede,
Pároco de Oliveira do Conde-Carregal do Sal

 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Futebol e Racismo

Pascal Feidouno da equipa de Saint Etienne com uma T’Shirt contra o racismo

Jogadores e árbitros contra o racismo

Em França, a liga de futebol profissional realizou no fim de semana passado, 23 e 24 de Fevereiro, uma campanha contra o racismo em todos os campos de futebol onde se disputaram os jogos de liga 1 e 2.
Todos os jogadores e árbitros dos jogos de liga 1 de futebol, jogados sábado dia 23 vestiram T-shirts com a mensagem “todos unidos contra o racismo. Nunca mais! » antes de se iniciarem os jogos. Nessa ocasião, os apresentadores dos estádios leram também uma mensagem contra o racismo.

Foi a liga profissional de futebol que organizou esta campanha, uma semana depois de um caso de racismo contra o jogador e capitão da equipa de valenciennes, Abdeslam Ouaddou. O jogador, foi insultado por um adepto da equipa adversária, o Metz, durante um jogo entre as duas equipas. Então, o jogador, deixando o jogo, subiu à tribuna do estádio para explicar o caso, o que lhe valeu um cartão amarelo.

Stephane Lannoy, árbitro de futebol, afirma que a classe dos árbitros franceses estão muito sensibilizados para a situação de racismo que se vive nos estádios de futebol e têm ordens para parar um jogo de futebol se existirem actos racistas do público para os jogadores.
Fonte: RFI

 

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Portugal - Darfur

Encontro com MNE Português
sobre o Darfur

A Campanha PorDarfur continua com a sua acção de informação, sensibilização e advocacia.
No dia 22 de Fevereiro foi recebida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.
No encontro, o responsável pelo Departamento de África informou sobre a posição do Governo Português na questão do Sudão e da situação humanitária do Darfur.
Destacou a sua acção, em especial durante a Presidência Portuguesa da União Europeia.
A Campanha PorDarfur deu conhecimento da sua acção em Portugal e dos projectos que tem junto dos refugiados do Darfur. A escola do P. Feliz, comboniano, pode receber 700 crianças em vez de 200, devido à ajuda que recebeu dos portugueses.
Destacou também o CD "Frágil, Artistas PorDarfur" em que cerca de 30 artistas possibilitaram o lançamento dum CD duplo para ajudar projectos humanitários no Darfur e sensibilizar a sociedade civil para a questão humanitária deplorável do Darfur.
No final, ficou a promessa do MNE e da Campanha PorDarfur continuarem os contactos a fim de que, cada um segundo os seus objectivos e especificidade, possam contribuir para a resolução da situação política e humanitária do Darfur.

 

Retiro FM

Oração do abandono

O Grupo Fé e Missão começou ontem um fim de semana de retiro. Tempo de paragem, de reflexão e oração. Tempo de encontro pessoal com Cristo, seguindo os passos da Samaritana. E nestas ocasiões, a melhor atitude a tomar é a que Carlos de Foucauld nos indica nesta sua oração bem conhecida: abandonar-se nas mãos do Senhor:

Meu Pai,
Eu me abandono a Ti,
Faz de mim o que quiseres.
O que fizeres de mim,
Eu Te agradeço.
Estou pronto para tudo, aceito tudo.
Desde que a Tua vontade se faça em mim
E em tudo o que Tu criastes,
Nada mais quero, meu Deus.
Nas Tuas mãos entrego a minha vida.
Eu Te a dou, meu Deus,
Com todo o amor do meu coração,
Porque Te amo
E é para mim uma necessidade de amor dar-me,
Entregar-me nas Tuas mãos sem medida
Com uma confiança infinita
Porque Tu és...
Meu Pai!

 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

És Jovem


Marcha de guerra

És jovem,
Se plantares a esperança num mundo novo
Em cada pegada do teu caminho.

És jovem,
Se cauterizares as chagas do mundo
Com a chama purificadora da autenticidade.

És jovem,
Se conseguires colmatar brechas em castelos velhos
Ou reconstruir com sonhos desfeitos.

És jovem,
Se te lançares ao mar da vida,
Mesmo com as velas rasgadas …

És jovem,
Se não aceitares a monotonia morna
Das águas paradas.

És Jovem,
Se transformares a vida numa marcha de guerra
- contra a injustiça,
- contra a mentira,
- contra a miséria humana.


Mário Salgueirinho

 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Tipos de Jovens


Tipologia Juvenil
Há alguns anos, aqui na vizinha Espanha foi feito um inquérito aos jovens. Dos resultados obtidos sobressaem vários tipos de jovens. É isso que quero aqui mostrar.
Claro que todo e qualquer agrupamento, divisão, identificação, etc. fica sempre incompleto e pode ser fruto de muita subjectividade. Estamos conscientes disso, mas achamos que vale sempre a pena publicar, quanto mais não seja para curiosidade. Se puder ajudar algum jovem, grupo ou associação, ainda melhor.
Aqui ficam então os diferentes tipos de jovens.
Quanto mais não seja, divirtam-se!

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Maturidade

Caminho pessoal

Existe um caminho de maturidade bem expresso por um místico muçulmano que escreveu:

“Quando era jovem, era um revolucionário, e rezava assim: “Senhor, dá-me a força de mudar o mundo”.
Quando cheguei à maturidade e vi que não conseguira mudar uma só alma, rezava assim: “Senhor, dá-me a graça de mudar pelo menos a minha família e os meus amigos”.
Agora estou velho e rezo só assim: “Senhor, dá-me a graça de mudar a mim mesmo”.
Quem dera que tivesse rezado assim desde o princípio!”

Bayazid Bistami

 

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Oração


Sta Teresa

"Que hoje haja Paz dentro de mim,
que eu possa confiar no poder mais alto que é Deus,
pois estou exatamente onde devo estar,
que seja feita a vontade de Deus nosso Pai,
que eu não me esqueça das possibilidades infinitas
que nascem da Fé,
que eu possa usar essas bênçãos que recebo
e possa transmitir o Amor que me é dado,
que eu possa sentir-me satisfeito
sabendo que sou filho de Deus
e permita-me Senhor,
que Sua presença se estabeleça em meus gestos
e dê a minha alma a liberdade para cantar,
dançar e aquecer-me na Sua Luz,
que está aqui para todos nós.
Amém!"

 

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Bush


Apelo por Darfur

O presidente americano, George Bush, falou, na passada quinta feira do “genocídio em curso” no Darfur. Durante uma entrevista à BBC, o Presidente pediu à comunidade internacional para acentuar os esforços para pôr fim à violência na região do Sudão.
“Nós utilizaremos todos os nosso meios diplomáticos para acelerar o envio de uma força das nações unidas”, declarou, rejeitando qualquer analogia entre a situação do Darfur e o genocídio de 1994 no Ruanda.
Bush afirmou que tinha decidido não enviar tropas americanas para o Darfur depois de ter ouvido opiniões desfavoráveis. “Penso que muitas pessoas estão preocupadas com uma presença americana num pais muçulmano. Quer acrediteis quer não, eu escuto as opiniões de uns e de outros e escolhi tomar esta decisão. É uma decisão com a qual devo viver agora” afirmou.
O presidente americano era esperado ontem em África para uma visita de 6 dias, com cinco países no programa: Benim, Tanzânia, Ruanda Ghana e Libéria.

 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Via Verde


Encontro de jovens em Famalicão

Domingo dia 17 de Fevereiro, VIA VERDE nos Missionários Combonianos de V.N Famalicão.
O Via Verde é um encontro geral de jovens, durante um dia, aberto a todos os que quiserem participar entre os 15 e os 30 anos.
Este encontro tem como tema Com Cristo rasga horizontes ao fogo. Começa às 9.30h e termina às 17.00h. Inclui várias dinâmicas de animação de grupos para ajudar na reflexão, partilha e compromisso de vida. Será animado pelo P. Marcelo Oliveira, repsonsável da Pastoral juvenil dos Combonianos de Famalicão. Quem quiser participar pode contactá-lo através de
marcelomccj@gmail.com ou para 252322436
Participa e convida amigos. Não te arrependerás.


Boas Notícias do Quénia:
As duas principais facções políticas do Quénia assinaram ontem, quinta-feira, um acordo para pôr fim à crise que atinge o país desde o final de Dezembro, informou um porta-voz do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que actua como mediador.
Na sexta-feira (dia 8), o deputado de oposição, William Rutto, anunciou que o partido do presidente Mwai Kibaki tinha aceitado formar o governo de coligação para acabar com os protestos dos opositores que afirmam que a eleição de Kibaki foi fraudulenta. Um dia antes, o líder da oposição, Raila Odinga, desculpou-se após afirmar que o presidente Kibaki deveria renunciar.
Durante uma reunião de bispos na capital do país, Nairobi, o presidente Kibaki disse que se sente encorajado diante do progresso nos diálogos com a oposição e reiterou que ele e toda sua equipe "apoiam o processo".
Os distúrbios no Quénia começaram em 27 de Dezembro, quando a oposição acusou o governo de fraudar o resultado das eleições. Desde então, mais de 300 mil pessoas tiveram de abandonar suas residências e mais de mil mortes foram registadas.

 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Esperança


Via aberta para a MINUAD

O Sudão e a Missão de Manutenção da Paz das Nações Unidas e da União Africana (UA) em Darfur (MINUAD) assinaram, ontem, em Cartum, um acordo sobre o funcionamento de uma missão mista nessa região do oeste do país, atingida pela guerra civil.
O documento, intitulado na sigla inglesa "SOFA" (Status of Forces Agreement), foi assinado no Ministério das Relações Exteriores pelo chefe da diplomacia sudanesa, Deng Alor, e pelo chefe do MINUAD, Rodolphe Adada.
O acordo pormenoriza o quadro legal do trabalho da missão e da respectiva força de manutenção da paz, que deve conter 26 mil elementos, no Sudão, mais particularmente em Darfur.
A assinatura do acordo permite, teoricamente, que a força da MINUAD, no momento com apenas nove mil homens, se torne operacional. O acordo define também os fundos da MINUAD, a sua localização, facilidades de comunicação, liberdade de movimento dos seus membros, assim como as normas para a sua segurança, privilégios e imunidade de entrada e saída do Sudão.
Adada classificou o acordo como uma "etapa importante" para o envio da MINUAD para o Darfur e manifestou "confiança" de que as negociações sirvam de exemplo para a cooperação no futuro entre essa força e o Sudão."Como governo, temos a responsabilidade de proteger o nosso povo", afirmou, por sua vez, Alor, considerando que, com a assinatura do acordo, ambas as partes começarão a fazer todo o possível para ajudar o povo do Darfur, "que já sofreu muito".

Agência Lusa

 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Face a Face

Oração
Senhor da minha vida,
Estarei diante de ti
Face a face.

Com as mãos juntas,
Senhor de todas as palavras,
Estarei diante de ti,
Face a face.

Sob o teu grande céu, em solidão e silêncio,
Com humilde coração,
Estarei diante de ti,
Face a face.

Neste mundo laborioso
De ferramentas e lutas e multidões apressadas, estarei diante de ti
Face a face.

Rabindranath Tagore

 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Gente assim


Gente fantástica

"Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul.
Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso. Ao lado delas, pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Menino Jesus.
Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra.
Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.
Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim.
Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas a gente lembra que no instante em que rimos, Deus está conosco, juntinho ao nosso lado. E a gente ri grande que nem menino arteiro Tem gente como você que nem percebe como tem a alma Perfumada! E que esse perfume é dom de Deus."
Carlos Drummond

 

Podes ser santo


Responder SIM

Quer sejas do norte ou do sul,
quer sejas rico ou pobre, rapaz ou rapariga,
podes se santo. Basta dares um passo por dia.
Um passo para aceitar as diferenças das pessoas,
Um passo no respeito pelas ideias dos outros.
Um passo para enfrentar a descrença e a solidão.

Porque ser santos, significa:
- ser portadores de alegria comunicativa,
- preocupar-se mais em ser do que em ter,
- ser ponte de união entre Deus e os outros,
- ousar assumir os riscos em todas as situações da vida.

Ser santos é dar lugar na nossa vida
à confiança, à tolerância, à escuta.
É deixar-se inflamar para inflamar o mundo
na alegria, na paz, na liberdade, no entusiasmo.

A santidade é difícil, é empenhativa.
Mas nós, jovens, escutamos o apelo que nos vem da Igreja
E respondemos SIM.


Jovens Franceses e Belgas em Turim, 1983, em “poço de Jacob”

 

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Quadragésima.com


Identidade Cristã

Recebo e faço seguir a - Quadragésima.com - que se iniciou no Confessionário...

"O tempo da Quaresma é um tempo de descoberta da nossa identidade como cristãos.

É um tempo de encontro connosco próprios e com Deus.

É um tempo especial de introspecção e reflexão. Porque não havemos de o fazer aqui, na net, e de uma forma mais comunitária, ajudando-nos uns aos outros?!

Deste objectivo nasce esta proposta, a "
quadragésima.com".

Regras da
quadragésima.com:

1- Ao receber a "
quadragésima.com" o blogger deve reflectir na sua relação com Deus e descobrir uma frase, bíblica ou não, que a defina;

2- Depois de o fazer deve re-escrever num post estas regras, as frases já assinaladas pelos anteriores bloggers (com o respectivo link), e escrever a sua;

3- No post deve incluir quem deseja convidar (pode e deve manifestá-lo no blog da pessoa convidada);

4. Não é permitido fazer mais que um convite ao mesmo tempo;

5- O blogger que, recebendo a "
quadragésima.com", não estiver interessado em aceitá-la, deve indicá-lo ao seu emissário para que este lhe dê seguimento através de outro blogger;

6- Não podem aceitar mais que uma vez a "
quadragésima.com"; se o convite aparecer, mesmo vindo de outra "frente", devem igualmente informar o emissário do segundo convite;

7- A "
quadragésima.com" realiza-se em 3 frentes: frente "Deus-Pai"; frente "Jesus"; frente "Espírito Santo"; estas frentes funcionarão quase como equipas, para tentar chegar ao maior número de bloggers possível (não se trata de encontrar vencedores, mas empenhados)

8. A "
quadragésima.com" será encerrada na Sexta-feira Santa, dia 21 de Março, pelas 12.00 horas, hora em que o último blogger receptor deve endereçá-la, já com a sua frase, a este endereço,

para publicitarmos todas as frases que definem a nossa relação com Deus nesta Quaresma de 2008 .

Obrigado por aceitares a
quadragésima.com

E a minha frase é:"Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas." Jo 10, 11 -
Confessionário dum padre "
------------

Cabe-me escolher outra casa para receber - Deus Pai"...

Entrego a -
Jovens e Missão -

E a minha frase é:
" Levanto os olhos para os montes:
De onde me virá o auxílio?
O meu auxílio vem-me do Senhor
que fez o céu e a terra"
Salmo 121,1.2
Eu estou aki
-----------------------------------
A minha frase é “O Senhor é meu pastor, nada me falta” Sl 23,1
Jovens e Missão
-----------------------------------

Entrego a Ser Ajuda

 

Tentações


Pequena Reflexão

Génises 3, 6 “ A mulher viu então que o fruto da árvore era bom para comer, agradável á vista e precioso para esclarecer a inteligência”. (Texto tirado da primeira leitura da liturgia deste domingo).

O texto bíblico apresenta-nos as três tentações fundamentais que enfrentamos na nossa vida:

1) «O fruto da árvore era bom par comer». Não é o acto material de "comer", mas a tendência para satisfazer os próprios desejos egoístas. Agrada-me fazer uma coisa; faço-a, e ninguém me deve impedir. O homem torna-se presa do instinto, e então todas as violências são justificadas; a série de mulheres violentadas, estupradas e mortas demonstra-o. É a tentação que S. João denomina "concupiscência da carne". O homem contemporâneo permite-se tudo, porque é bom para comer, porque é agradável de fazer.

2) «...agradável à vista». Por conse­guinte algo que se quer ter, pos­suir a todo o custo. Esta tentação é chamada por São João "concu­piscência dos olhos": a avidez de ter e ter cada vez mais, particu­larmente em questão de dinheiro. É a perversa apresentação feita pelos meios de comunicação que fazem sonhar em ganhar muito e no modo mais fácil, dando uma resposta meio tola a uma pergun­ta mais que tola ainda. Esta men­talidade perversa induz-nos a considerar feliz só quem pode ter dinheiro, e qualquer sistema se torna bom para o conseguir.

3) «...precioso para esclarecer a in­teligência». Portanto, algo que nos torna independentes, autónomos em decidir o que devemos fazer e como devemos agir. É o que S. João denomina "soberba da vida", estilo de vida que coloca em pri­meiro lugar os próprios interesses, o próprio "eu", que desemboca inevitavelmente na avidez do po­der, no prevalecer sobre os outros, no domínio dos outros.

São estas as três tentações funda­mentais que cada um de nós en­contra. Podemos resumi-las em três palavras: poder, dinheiro e sexo. S. João avisa-nos como são destruidoras estas tentações quando consentidas.

 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Kénya - Chade

N'Djamena, cidade morta, depois dos combates

Sinais de esperança

O antigo secretário-geral da ONU, Kofi Anan lançou hoje uma chama de esperança para uma solução ao conflito no Kénya. “Chegámos a um acordo sobre o facto de que uma solução política é necessária” declarou depois de um encontro de uma hora com o presidente reeleito Mwai Kibaki e o seu rival da oposição Raila Odinga.
Pode não ser muito, como pode ser o primeiro passo para a paz e uma solução pacífica. Desde as eleições a 27 de Dezembro passado que os confrontos politico-éticos fizeram um milhar de mortos e mais de 300.000 deslocados. Os dois campos estão de acordo que o prioritário agora é socorrer os deslocados e continuar o diálogo.
Conhecer mais em
www.deus-amor.blogspot.

Enquanto isso no Chade continua-se sem saber do paradeiro dos rebeldes. Os combates de fim-de-semana na capital fizeram pelo menos 160 mortos e mais de 35.000 refugiados nos Camarões.
Fontes governamentais afirmam que os rebeldes estão em debandada na zona de Bitkine a 400Km da capital, enquanto os rebeldes contestam esta versão e prometem voltar. De momento reorganizam-se e recebem apoio.
Na capital, ninguém sabe do destino dos dirigentes políticos presos durante o conflito. É o caso do antigo chefe de estado Lol Mahamat Choua, de Ibni Oumar Mahamat Saleh, dirigente da principal aliança da oposição, de Ngarlejy Yorongar, um radical da oposição, e do general Wadel Abdelkader Kamougué, presidente a URD. O presidente Idris Déby afirmou, na quarta feira passada não estar ao corrente destas prisões, enquanto o primeiro ministro assegurava que eles tinham sido presos por homens armados mas sem saber quem são.
Neste cenário, a organização amnistia internacional já manifestou o seu receio que « as autoridades Chadianas comecem uma gigantesca caça às bruxas”, que incluiria também os jornalistas.
A calma reinante na capital permite já o regresso dos que tinham fugido. Muitos encontram agora as suas casas destruídas ou completamente vazias de tudo. Mas “já é bom não haver combates”.

 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Quaresma

Paixão de Cristo

Para começar a Quaresma, uma pequena reflexão.

Obridado ao João Avelino que mo enviou.

 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Calmia

Refugiados a atravessar a ponte de Nguéli sobre o rio Logone que liga aos Camarões

Comédia macabra?

N’Djamena, capital do Chade vive mais um dia de calma, pelo menos aparente. Desde domingo que não há mais combates. Segundo o seu porta-voz, a coligação rebelde estaria disposta a um cessar-fogo com as forças leais ao presidente Déby.
Enquanto isso, rumores indicam que uma coluna de um milhar de rebeldes sudaneses do MJE que combate o regime sudanês no Darfur, estaria a caminho de N’Djamena para apoiar o presidente Chadiano e cortar as linhas de retirada da coligação rebelde ao poder do Chade. Os rebeldes negam e afirmam que a sua retirada para fora da capital foi só para se reorganizarem e esperarem reforços.
No meio disto tudo, apesar da calma e da ausência de combates, a situação está muito confusa e insegura. Os Chadianos, sobretudo da capital, continuam a passar a fronteira para Kousseri, nos camarões e o HCR contabiliza já de 15 a 20 mil os refugiados. Isto num lugar sem nenhuma estrutura de apoio. A cruz vermelha Chadiana continua a recolher os cadáveres espalhados pela cidade a e curar os feridos.
Fontes contactadas no Chade afirmam que em geral, no resto do território a vida continua praticamente como dantes, o país continua sob controlo do governo.
Algumas perguntas podem ser levantadas neste momento para ajudar a compreender a situação:
As forças rebeldes vieram directas do Sudão até N’Djamena, não controlam nada. Como querem controlar o país? Onde estão os militares Chadianos? Se estão nas outras cidades porque não vêm em reforço ao presidente? Como chegaram tão depressa os rebeldes á capital,sem praticamente terem combatido?
Porquê toda esta situação na véspera da chegada da EUROFOR ao Chade e RCA? Se Déby não apoia os rebeldes do Darfur, porque Vêm eles em seu auxílio? Se os rebeldes Chadianos não são apoiados pelo Sudão como é possível esperarem reforços desses lados e gozarem de estabilidade no Sudão onde se refugiam?
Que fazem os rebeldes Chadianos na fronteira da RCA e Chade? Porque esperam? Não estão seguros da vitória ou têm ordens para não intervir?
É lugar para se perguntar se isto não é tudo uma orquestração do governo sudanês e chadiano para impedir a EUROFOR de actuar no terreno! Os rebeldes, os soldados, não seriam mais que marionetas nas mãos de quem tão bem sabe manobrá-los. Lembremos que nem o Chade nem o Sudão estão de acordo com a EUROFOR e procuram todos os meios para impedir que ela se estabeleça no terreno.
Seria uma comédia macabra. Isto pode não ter sentido, mas no fundo quem fica a perder serão sempre os desgraçados dos mais pobres.

CRL

 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Chade

carro queimado em N'Djamena

Calma na capital

Uma calma precária instalou-se em N’Djamena capital do Chade. As forças leais ao presidente Idris Déby resistiram ao ataque das forças rebeldes. Estes retiraram-se para fora da cidade enquanto os militares controlam agora o centro da cidade e os bairros periféricos.
Segundo fontes no terreno, que conseguimos contactar, nenhuma outra cidade, a sul da capital, sofreu alguma transformação. Em Sahr, Moissalá, Mundu, Kumra, Laï, etc tudo continua como dantes. As pessoas estão um pouco nervosas e à espera que algo aconteça, mas de momento tudo está calmo e a vida nas cidades continua. Parece que a guerra é só ao nível da capital.
Sabe-se que há grupos rebeldes junto da fronteira sul, em território da República da África Central à espera que N’Djamena seja conquistada, para entrarem no Chade e ocuparem todo o território. Mas por enquanto continuam acantonadas para lá da fronteira e as populações podem, com certa tranquilidade continuar a suas actividades.
Em N’Djamena há um grande êxodo em direcção de Kousseri, nos Camarões. Os rebeldes pediram à população para deixar a capital e muitos, com medo ou por precaução, a pé ou de automóvel e bicicleta já passaram a fronteira.
Aproveitando esta calma algumas organizações procuram na cidade os cadáveres para enterrar e os feridos para os transportar ao hospital e serem tratados.
Os missionários, pessoal apostólico ou voluntários estrangeiros são convidados a ficar em casa e evitar deslocações, com medo da insegurança que reina no país.

 

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Guerra no Chade

foto RFI

Combonianos presentes no Chade

Continuamos sem notícias dos combonianos no Chade. Temos tentado o contacto por telefone, mas não é possível ligação, o que não é de admirar. Tenho tentado contactar o P. Avelino Maravilha, mas ainda não me foi possível.
Três Portugueses foram já evacuados juntamente com outras pessoas de outras nacionalidades. Mas os Chadianos, esses não têm essa possibilidade. O que se passa é que muitos atravessa a fronteira e refugiam-se nos Camarões. Mas todos sabemos as dificuldades dos refugiados.
Entretanto, segundo as últimas notícias, os combates continuam na capital entre as forças rebeldes vindas de leste e a forças governamentais, conduzidas pelo próprio Presidente Chadiano, idris Déby Itno. Ouvem-se frequentemente tiros de blindados e armas pesadas, as casas estão crivadas de balas, sobretudo à volta do palácio presidencial, pilhagens e mortos estendidos nas ruas da capital. Notícias afirmam a chegada de reforços para os rebeldes e ataques de militares sudaneses a cidades Chadianas no leste do País.

Continuamos unidos a este país martirizado pela guerra esperando melhores notícias nos próximos dias.

 

Chade


Guerra civil chegou à capital

Hoje, domingo, três grupos da, oposição armada ao governo, cercaram o Palácio presidencial em N’Djamena, capital do Chade, onde se encontrava o Presidente Idriss Deby.
Segundo fontes militares citadas pela AFP, os grupos rebeldes, que se aproximaram ontem da capital do país, controlam algumas artérias periféricas da cidade e parte do centro. Com o apoio do Sudão, os rebeldes, vindos de leste (zona fronteiriça com o Darfur) e do norte, progrediram durante 5 dias sem encontrar praticamente resistência. Só junto à capital, é que houve confrontos, o que não impediu as forças rebeldes de ocuparem já uma parte da cidade e terem mesmo cercado o palácio presidencial.
O Chade desde os anos 60 que vive sob um clima de guerra civil com mudanças de governo pelas armas. Foi o caso do actual presidente que tomou o poder em 1991. A rebelião tem estado muito activa nestes últimos anos e já por diversas vezes se aproximou da capital.
A França reforçou o seu contingente no Chade, enviando 140 pára-quedistas estacionados em Libreville para auxiliar os 1200 militares que já se encontram no terreno. “A sua missão é de garantir a segurança dos nossos cidadãos”, afirmou o coronel Thierry Burkhard, porta-voz do Estado-Maior francês, e se necessário evacuá-los do país. Esta evacuação teria já começado com um voo transportando sobretudo mulheres e crianças para uma base francesa em Libreville, no Gabão.
A secretaria de estado das comunicações anunciou que não havia portugueses no Chade, mas pelo menos um há, o P. Avelino Maravilha, missionário Comboniano, que se encontra em Sarh, a segunda maior cidade do País, desde Setembro.
Lembro que os missionários combonianos estão presentes no Chade desde 1977 e contam hoje com uma presença de uma trintena de religiosas padres e irmãos. As irmãs missionárias Combonianas têm também um bom grupo de irmãs no país.


PS: o espectáculo por Darfur, organizado ontem pelo grupo de jovens de guidões, foi verdadeiramente espectácular (Folclore, rock, dança, jogos, …). Obrigado aos promotores. Um boa oferta segue para o Darfur.

 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Espectáculo solidário

Mobilização por Darfur

Sábado, 2 de Fevereiro, um grupo de jovens e adultos da freguesia de Guidões (Trofa), apresenta um espectáculo pelo Darfur.
O grupo ficou sensibilizado com a campanha por Darfur, mostrou-se logo disponível para organizar alguma actividade e decidiu dar o seu contributo a esta causa. A melhor maneira que encontraram para informar e sensibilizar, foi organizar e realizar um espectáculo de variedades, aberto às gentes da freguesia e das povoações vizinhas.
O evento terá lugar às 21.30 no salão paroquial de Alvarelhos. Além do espectáculo haverá exposição de fotografias e venda de alguns objectos e outro material (pinturas, CDs T’Shirts, …) em prol do Darfur. O fruto deste evento será para ajudar o projecto “Uma escola para Nyala” apoiado pela Plataforma por Darfur e dirigido pelo P. Feliz Martins, Missionário Comboniano em Nyala, no Darfur.
O Darfur é uma região do Sudão, em guerra desde 2003, e que já causou mais de meio milhão de mortos e 3 milhões de refugiados e deslocados internos. Mais de 4 milhões de pessoas dependem da ajuda humanitária para tudo (inclusive a escola).

Mais informações

Último Mail do P. Feliz em resposta ao envio de alguma ajuda para a escola:

Caríssimos amigos,
Saúde e boa disposição.
Quero agradecer-vos tudo quanto tendes feito pela campanha Por Darfur dos variados modos. Foram-me enviadas as vossas ofertas pela procuradoria de Lisboa. Que Deus nos de a sabedoria de administrar os seus bens para o bem do povo que somos chamados a servir. Continuemos a campanha com o projecto número um, o da oração, que não deve nunca acabar.
Nestes dias estou em Cartum. Volto 3a feira para Nyala a ver como andam lá as coisas.
Em ambiente do dia do consagrado rezemos uns pelos outros para que sejamos fieis ‘a nossa Vida Consagrada.
Unidos no Coração de Jesus Bom Pastor.

Abraço

Feliz

NB: Obrigado mais uma vez, Leonel, por tudo: os dinheiros (todos) chegaram aqui 'a procuradoria