JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

DARFUR

© reuters

Crianças do Darfur a viverem em campos de refugiados no Chade estão a ser vendidas como soldados a grupos de rebeldes da região.
A denúncia vem num relatório da organização Waging Peace, sedeada em Londres.
Waging Peace disse que tem provas suficientes para testemunhar que crianças – sobretudo rapazes dos 9 aos 15 anos – são raptadas em pleno dia e vendidas a grupos armadas que operam no Leste do Chade e no Darfur.
O grupo de direitos humanos denuncia que os chefes dos campos de refugiados são cúmplices no rapto e venda de crianças sob a sua guarda.
Comandantes do Movimento de Justiça e Igualdade, rebeldes do Darfur que a 10 de Maio atacaram Omdurman – a cidade gémea de Cartum, estão envolvidos no tráfico de crianças-soldados bem como grupos de rebeldes chadianos e membros dos exércitos do Sudão e do Chade.
Waging Peace acusa as tropas da União Europeia de passividade perante a situação. A forca europeia foi enviada para o Chade e para a Republica Centro-Africana para proteger os refugiados do Darfur.
As Nações Unidas calcularam em 2007 que entre sete a dez mil crianças-soldados foram recrutadas à força no Leste do Chade.