JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Vítimas no Darfur


Novas estimativas

O número de vítimas mortais da guerra e das suas consequências no Darfur, no Sul do Sudão, nos 5 anos de conflito, podem chegar hoje aos 300 mil, informou um alto responsável das Nações Unidas.
John Holmes, vice secretário-geral da ONU para questões humanitárias, mencionou a nova estimativa em discurso proferido num encontro do Conselho de Segurança da entidade convocado para debater o conflito em Darfur.


Holmes descreveu um cenário sombrio para aquela área. "Darfur caracteriza-se ainda hoje pela falta de segurança, pela falta de leis e pela impunidade. Abusos generalizados dos direitos humanos continuam a ser registados em vários pontos da região. E um dado particularmente preocupante diz respeito aos elevados níveis de violência sexual", afirmou.
O embaixador sudanês junto à ONU, Abdalmahmoud Abdalhaleem, disse que estes números são um exagero grosseiro. O governo sudanês estima em 10 mil o número de vítimas fatais do conflito.

Holmes disse que os funcionários de grupos de ajuda humanitária também se tornaram vítimas de actos de violência em Darfur. Segundo a autoridade da ONU, houve 106 roubos de veículos desses grupos realizados por rebeldes ou por aliados deles, um aumento de 350 por cento em relação a 2007. Acusou ainda o governo sudanês de não adoptar as medidas necessárias para proteger os comboios que transportam material de ajuda.
Especialistas de várias partes do mundo dizem que mais de 2 milhões de pessoas foram expulsas de suas casas pelos conflitos em Darfur e que o número de mortos pode ser muito superior ao estimado pela ONU .