JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Oração pelo Darfur

Bispo convida à oração pelo Darfur

O bispo de El Obeid, António Menegazzo, cuja diocese inclui Darfur, escreveu uma reflexão e uma oração pela paz no 5º aniversário do conflito na região sudanesa.
O bispo sublinha que «cinco anos de mortes, deslocamentos, dificuldades, sofrimentos» são «o resultado de cinco anos de guerra».
«A experiência ensina – diz ainda D. Menegazzo – que nada bom vem da guerra, mas só destruição e morte. A guerra não resolverá os problemas existentes no Darfur, só a justiça e a igualdade, que serão alcançadas através do diálogo».
«Se o diálogo – acrescenta – é certamente a única forma de alcançar a paz, porque continuar lutando? Não é melhor abandonar as armas imediatamente e começar um diálogo sincero e real, com uma vontade decidida de chegar a um acordo pacífico e satisfatório?»

Para esta ocasião, D. Antonio Menegazzo compôs a seguinte oração:

* * *

«Ó Deus, Tu és o Criador, o Criador de toda a humanidade.
Tu nos criastes a todos com a mesma dignidade e, portanto, queres que sejamos irmãos, amando-nos e respeitando-nos mutuamente.
Em Darfur não há união, não há amor, não há respeito pela pessoa humana.

Milhões de pessoas, crianças e idosos, mulheres e homens, estão a viver sem dignidade, a sofrer e a morrer.
Dá-lhes coragem para levar as suas dificuldades pacientemente; ajuda e abençoa as organizações que dedicam os seus esforços a aliviar os seus sofrimentos.
Ajuda aqueles que trabalham pela paz e procuram convencer as partes em conflito que ponham fim à guerra.
Toca os corações e ilumina as mentes das partes em guerra, de maneira que pensem mais no bem-estar das pessoas que sofrem, do que no próprio bem e interesse pessoal.
Ó Deus, a paz é um dom e Tu és o Deus da paz: concede a paz ao Darfur e acaba com os sofrimentos dos inocentes».