JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Vocações


Oceano imenso de graça

Para compreendermos o dinamismo, a génese e o percurso de “cada vocação devemos mergulhar neste oceano imenso de graça e de santidade, de mistério e de comunhão, de serviço e de missão onde se desenvolvem a vida e o testemunho cristão de cada um de nós”. Quem o afirma é D. António Francisco Santos, bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, na Mensagem para a Semana de Oração pelas Vocações.Subordinada ao tema “Da Vocação à Missão”, o documento salienta que a Igreja é Missionária na sua essência e “em cada um dos seus membros, a Igreja sabe que o imperativo de viver, testemunhar e anunciar o Evangelho é de todos os cristãos desde o Baptismo e sobretudo desde a Confirmação”.
A vocação “é dom de Deus e é olhar efectivo e afectivo de amor e de compaixão redentora para com o povo”.De 6 a 13 deste mês de Abril, a Igreja celebra a semana de oração pelas vocações. “A oração, a alegria de ser chamado, a coragem de chamar, a disponibilidade confiante para trabalhar na pastoral juvenil e vocacional, a vida cristã das famílias, o ambiente formativo dos Seminários e das Congregações e Institutos Religiosos e o acolhimento e compromisso apostólico das comunidades e instituições cristãs” são alguns dos inúmeros momentos, meios e mediações de uma “verdadeira e criativa pedagogia da vocação” – frisa o documento de D. António Francisco Santos.
• Mensagem de Bento XVI

• Mensagem de D. António Francisco Santos