JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Homilia


O Bispo preside à caridade

Extratos da homilia de D. José Policarpo na ordenação episcopal de D. Joaquim Mendes, novo Auxiliar de Lisboa

"O modelo ideal da Igreja comunhão (Act 2, 42-47), acentua a importância do ministério apostólico no fazer da Igreja como comunhão de fé e de caridade. A Palavra de Deus é o fundamento da fé, preside ao início e ao crescimento da comunidade crente.
O Bispo é, antes de mais, profeta, isto é, ministro da Palavra; congrega para a Eucaristia, dá-lhe a densidade da memória da Páscoa, acredita que nela a Igreja cresce, em número e em fidelidade. É hoje uma das principais responsabilidades de um Bispo: tudo fazer para que a Eucaristia seja o coração da Igreja, salvá-la como mistério de fé, torná-la na experiência inevitável e contagiosa da comunhão fraterna.
É missão do Bispo presidir à caridade, em todas as suas expressões, e também na partilha de bens. Dimensão complexa no mundo de hoje, até porque dentro da Igreja se reflectem as grandes clivagens da sociedade, em que alguns vivem na abundância e outros não têm o mínimo necessário.
A preocupação social é, hoje, de toda a sociedade, e particularmente, de quem a governa, para que no seu crescimento harmónico se reduzam essas diferenças.
O contributo da Igreja é, sobretudo, esse: de cultivar no coração dos cristãos o desejo de partilha. Esta exigência da partilha alarga-se, hoje, ao horizonte da humanidade. Todos os pobres, em qualquer parte do mundo, são nossos irmãos".