JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 15 de março de 2008

Refugiados Darfur


Missão militar portuguesa no Chade

O avião militar Hercules-C130 que Portugal colocou à disposição da Força Europeia (Eufor) no Chade e República Centro-Africana parte sábado para aquele país africano.
Na semana passada partiu para N´Djamena um outro avião C-130 com material e pessoal de apoio à missão militar portuguesa no Chade.
No terreno, o estacionamento da Força Europeia (Eufor) no Chade e República Centro-Africana, interrompido durante o ataque rebelde contra N´Djamena, no início de Fevereiro, «recuperou o atraso» e a missão foi oficialmente retomada no dia 15, declarou um porta-voz da missão.
«Nos últimos tempos, o ritmo foi fortemente acelerado, as chegadas de tropas são quase diárias e, no terreno, forças especiais francesas, suecas e austríacas realizam actualmente missões de reconhecimento, enquanto outras preparam a chegada de futuros contingentes», adiantou a mesma fonte.
A missão, que disporá, no seu máximo, de cerca de 3.700 soldados, 2.100 dos quais franceses, estacionados no leste do Chade e no nordeste da República Centro-Africana, terá como objectivo a protecção dos refugiados sudaneses do Darfur, região em guerra civil, bem como os deslocados chadianos e centro-africanos, num total de 450.000 pessoas