Igreja serviço
A Igreja não existe para si mesma, mas para o mundo, com o fim de transformar o mundo em Reino de Deus. Ela não está ao serviço de si mesma, mas ao serviço do Reino no mundo para o libertar.
A Igreja é o sacramento (sinal visível e real) da unidade entre Deus e os homens. Sacramento que quer dizer relação: entre Deus e os homens.
A Igreja está no mundo, é solidária com a humanidade e com a história, e suscita no mundo a comunhão entre todos os homens. Só assim é que é sacramento: sinal e instrumento.
A ideia de serviço é provavelmente a que aparece com mais frequência nos textos do concílio Vaticano II. Ela serve o mundo para que ele seja mais verdadeiro e mais justo. A Igreja proclamou-se serva da humanidade.
A Igreja não existe para si mesma, mas está ao serviço de um projecto divino que supera muito os limites da realidade e da acção dela. Ela é consciente de ser depositária do mistério revelado por Deus em Jesus Cristo e de ter a missão específica de iluminar, guiar, fecundar e estimular a história dos homens. Por isso ela está em estado permanente de missão.
PS 1: Pelo menos era assim que deveria ser. E se não é … há muita coisa a fazer.
PS 2: A Igreja sou eu, tu, eles,… todos!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home