JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Darfur em Âncora


Acção na escola Ancorensis

14.00h, chego com o Rodrigo. Telefono, “chegámos, estamos ao portão”. Chega um jovem, sorridente, cumprimentámo-nos, entramos na escola, a Ancorensis – cooperativa de ensino, em Vila Praia de Âncora.
Tínhamos combinado há alguns dias ir à escola para uma acção sobre o Darfur. Tudo foi preparado, organizado por ele, o Carlos Videira, aluno da escola.
À hora marcada o auditório da escola encheu-se de alunos e professores interessados. Junto ao palco, com uma mesa para os intervenientes, algum material de informação e venda para o Darfur.
O Carlos faz uma breve apresentação do Darfur, para introduzir no tema. Explico então da melhor maneira que posso e sei, diante de uma plateia de alunos a situação do Darfur, o desenrolar dos acontecimentos, a tragédia, o Genocídio, a atitude da comunidade internacional.
Visionámos o documentário: “Darfur, chamamento á consciência”. Explico como surgiu esta campanha: o inicio com o grupo Fé e Missão, a dimensão pública com a plataforma por Darfur, as iniciativas organizadas, …
O tempo voou.
Ficam-me dois sentimentos gratificantes:
1. O empenho e entusiasmo do Carlos Videira, um jovem que se sensibilizou e empenhou para que esta acção fosse possível na sua escola. No fim também os professores presentes o louvaram pela iniciativa. Afinal não custa nada e é muito importante.
2. A mobilização que foi feita, a participação e o interesse demonstrado quer por alunos quer professores. Daqui nasceu a vontade de continuar esta acção na próxima feira do livro em Vila Praia.

Obrigado Carlos por este momento belo e rico.

 

1 Comments:

Blogger CAV said...

Agradeço muito os elogios e também tenho que lhe agradecer o facto de ter aderido à ideia desde o primeiro minuto e de cá ter vindo. Atendendo aquilo que têm sido as outras acções de sensibilizaçao feitas por aqui esta foi um estrondoso sucesso. Pela composição do auditório, mas sobretudo pelas ideias que daqui sairam para futuras acções.

Em relação a mim, foi apenas e só uma questão de consciência. Acho que ninguem verdadeiramente humano, consegue ficar indiferente a tal situação.

8:57 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home