JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Big Bang de Deus


Jornadas de Teologia em Braga

O “Big Bang de Deus” é o sugestivo título dado pelos alunos da Faculdade de Teologia a mais uma edição das Jornadas Teológicas que vão colocar em confronto duas teorias sobre a origem do mundo.
Criacionismo e evolucionismo vão estar em debate nas XX Jornadas Teológicas que são organizadas pela “Cenáculo” – Revista dos Alunos da Faculdade de Teologia – Braga e pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia de Braga (AEFTB), entre os dias 21 e 23 de Abril.
Para os organizadores «hoje, como sempre, continua a colocar- se a velha questão nunca respondida: o que é que originou o mundo, Deus ou o “Big Bang”? Que teorias aceitar, o criacionismo ou evolucionismo? Certamente que estas interrogações actualmente não se colocam nestas condições nem tendem a colocar-se numa linha de oposição fechada, salvo algumas concepções tendenciosas e fundamentalistas... Será? É o que tentaremos ver nestas jornadas teológicas», pode ler-se no panfleto de divulgação do evento.


Programa:

Segunda feira, 21:
A Orquestra de Câmara da Artave abre as jornadas com um momento cultural.
Álvaro Santos Pereira da Universidade de York, EUA, e autor de “Diário de um Deus criacionista” e “Mitos da economia portuguesa”, fala sobre “o olhar da literatura sobre a Criação e a Evolução”.


Terça Feira, 22:
Rafael Pascual, do Atheneum Pontificium Regina Apostolorum de Roma, intervém a respeito da “teologia da Criação e teoria da Evolução”.


Quarta Feira:
É reservado espaço para uma mesa redonda subordinada ao tema “Razão da Criação ou Fé na Evolução” e que será moderada pelo director da Faculdade de Filosofia de Braga, Alfredo Dinis.
De um lado, Jonatas Machado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra defende o pensamento criacionista e do outro, Ludwig Krippahl, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, defende o pensamento evolucionista.


As conferências começam pelas 21h00.
Durante as conferências haverá uma “Feira do Livro” a preço de saldo.


Fonte: ecclésia