JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Fome e política

Vontade política

“Falta vontade política” para acabar com o flagelo da fome no mundo – quem o diz é o Director-Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
“Os aumentos dos preços dos cereais são um problema cada vez mais sério, mas já o tínhamos previsto há meses atrás. Todas as estatísticas indicavam que essa crise ia acontecer”, disse ainda Jacques Diouf. Para o responsável máximo da FAO apesar da actual e preocupante situação ter sido prevista, “infelizmente as pessoas só agem quando a crise já está instalada”.

A fome no mundo atinge mais de 860 milhões de pessoas e deve-se a muitos e variados factores. Escusar-se por trás desta crise é pura e aberrante hipocrisia. Antes a crise não existia e a fome existe igualmente. Há muita acção humanitária, solidária, mas não é esta, por maior e importante que seja, que poderá acabar com a fome no mundo. A fome acabará quando os políticos, os governantes quiserem, e tomarem as medidas que se impõem.
A acção humanitária pode ajudar a sobreviver, mas só a ação política e governativa pode transformar as estruturas que geram fome (guerra, corrupção, despotismo, desvio de recursos naturais e económicos, desigualdades, injustiças, insegurança, …).
No fundo, o director da FAO afirmou o que toda a gente já sabe. Mas fica-lhe bem na mesma. Pelo menos lembrou aos mais esquecidos, ou que se fazem esquecidos.