JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Coerência


Ousar ser coerente

As etapas da história caracterizam-se por factores diversificados. No passado, aplaudiam-se os discursos bem estruturados por oradores insignes. Valia a Palavra. Hoje, na confusão de muitas mensagens, a credibilidade passa pela coerência entre o que se diz e o que se faz.
Infelizmente, somos forçados a reconhecer que são poucos os que lutam pela autenticidade afastando qualquer tipo de «mentira», entre os discursos e as atitudes. Sabemos que o cristianismo não é uma ideologia. Acolhemos o dom duma pessoa com o compromisso de dar actualidade ao estilo de vida que Ela protagonizou. Como S. Paulo, sabemos e queremos que o nosso viver seja o viver de Cristo.
Trata-se duma meta sublime e exigente. Aceitamos o repto e temos a certeza de não caminhar sozinhos. Ele marca o ritmo e não abandona. Antes pelo contrário, numa vida de intimidade com Ele através da escuta da Palavra e do diálogo da oração, «ouvimos» os seus convites que confirmam as nossas opções ou desafiam à mudança e conversão. Sabemos o que devemos ser, aceitamos a graça que transforma e, no meio de tanta hipocrisia, mostramos um tipo de vida que pode merecer críticas ou gozos, mas que nos proporciona a verdadeira alegria de viver. Com esta alegria duma vida coerente, estamos a testemunhar e muitos deixar-se-ão conduzir pelo exemplo que damos.

D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga