JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Escola para crianças

A Maior aula do mundo

Nesta quarta-feira, 23 de Abril, pelas 15 horas, alunos e professores de todas as nacionalidades irão juntar-se na Maior Aula do Mundo.
O lema "Mais Educação, Menos Exclusão", será o ponto alto duma semana de actividades promovida em vários países pela Campanha Global pela Educação – que defende o acesso à escola para todas as crianças. Em Portugal, figuras políticas serão questionadas pelos alunos, que irão também manifestar-se na rua.

Em Lisboa, no CED de Nossa Sª da Conceição da Casa Pia de Lisboa, as crianças vão pedir à deputada Maria de Belém, bem como a Inês Rosa, vice-presidente do IPAD - organismo responsável pela cooperação de Portugal com os países pobres, que façam mais por uma educação para todos.

Mais de 110 alunos participam nesta grande aula na Casa Pia e farão coro com os mais de 100 estabelecimentos de ensino que promovem a Maior Aula do Mundo em Portugal, de norte a sul - e ainda com as milhares de escolas que se juntam à iniciativa em simultâneo por todo o mundo.
A Campanha Global pela Educação (CGE) é uma coligação internacional de organizações não governamentais, sindicatos, instituições escolares e movimentos sociais de todos os tipos, empenhada na luta pelo direito à educação. Esta coligação nasceu em 1999 com o propósito de exigir dos governos o acesso e o usufruto do direito à educação para todos. Reclama que se ponham em prática todas as declarações que emergiram de fóruns e cimeiras internacionais até à data.

A CGE apela ao Governo Português que aumente a ajuda externa destinada à educação primária (em 2007, dos 15% da ajuda externa que Portugal se comprometeu destinar à educação, apenas 1.3% foram investidas na educação primária nos países pobres) e que passe a contribuir financeiramente para a "Educação para Todos – Iniciativa Acelerada".

A CGE apela ainda à Assembleia da República para que, através do seu Presidente, crie uma subcomissão parlamentar que analise o papel que Portugal pode e deve assumir em termos de ajuda externa para ser alcançada a educação primária para todos a nível mundial.