JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Tentações


Pequena Reflexão

Génises 3, 6 “ A mulher viu então que o fruto da árvore era bom para comer, agradável á vista e precioso para esclarecer a inteligência”. (Texto tirado da primeira leitura da liturgia deste domingo).

O texto bíblico apresenta-nos as três tentações fundamentais que enfrentamos na nossa vida:

1) «O fruto da árvore era bom par comer». Não é o acto material de "comer", mas a tendência para satisfazer os próprios desejos egoístas. Agrada-me fazer uma coisa; faço-a, e ninguém me deve impedir. O homem torna-se presa do instinto, e então todas as violências são justificadas; a série de mulheres violentadas, estupradas e mortas demonstra-o. É a tentação que S. João denomina "concupiscência da carne". O homem contemporâneo permite-se tudo, porque é bom para comer, porque é agradável de fazer.

2) «...agradável à vista». Por conse­guinte algo que se quer ter, pos­suir a todo o custo. Esta tentação é chamada por São João "concu­piscência dos olhos": a avidez de ter e ter cada vez mais, particu­larmente em questão de dinheiro. É a perversa apresentação feita pelos meios de comunicação que fazem sonhar em ganhar muito e no modo mais fácil, dando uma resposta meio tola a uma pergun­ta mais que tola ainda. Esta men­talidade perversa induz-nos a considerar feliz só quem pode ter dinheiro, e qualquer sistema se torna bom para o conseguir.

3) «...precioso para esclarecer a in­teligência». Portanto, algo que nos torna independentes, autónomos em decidir o que devemos fazer e como devemos agir. É o que S. João denomina "soberba da vida", estilo de vida que coloca em pri­meiro lugar os próprios interesses, o próprio "eu", que desemboca inevitavelmente na avidez do po­der, no prevalecer sobre os outros, no domínio dos outros.

São estas as três tentações funda­mentais que cada um de nós en­contra. Podemos resumi-las em três palavras: poder, dinheiro e sexo. S. João avisa-nos como são destruidoras estas tentações quando consentidas.