JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Calmia

Refugiados a atravessar a ponte de Nguéli sobre o rio Logone que liga aos Camarões

Comédia macabra?

N’Djamena, capital do Chade vive mais um dia de calma, pelo menos aparente. Desde domingo que não há mais combates. Segundo o seu porta-voz, a coligação rebelde estaria disposta a um cessar-fogo com as forças leais ao presidente Déby.
Enquanto isso, rumores indicam que uma coluna de um milhar de rebeldes sudaneses do MJE que combate o regime sudanês no Darfur, estaria a caminho de N’Djamena para apoiar o presidente Chadiano e cortar as linhas de retirada da coligação rebelde ao poder do Chade. Os rebeldes negam e afirmam que a sua retirada para fora da capital foi só para se reorganizarem e esperarem reforços.
No meio disto tudo, apesar da calma e da ausência de combates, a situação está muito confusa e insegura. Os Chadianos, sobretudo da capital, continuam a passar a fronteira para Kousseri, nos camarões e o HCR contabiliza já de 15 a 20 mil os refugiados. Isto num lugar sem nenhuma estrutura de apoio. A cruz vermelha Chadiana continua a recolher os cadáveres espalhados pela cidade a e curar os feridos.
Fontes contactadas no Chade afirmam que em geral, no resto do território a vida continua praticamente como dantes, o país continua sob controlo do governo.
Algumas perguntas podem ser levantadas neste momento para ajudar a compreender a situação:
As forças rebeldes vieram directas do Sudão até N’Djamena, não controlam nada. Como querem controlar o país? Onde estão os militares Chadianos? Se estão nas outras cidades porque não vêm em reforço ao presidente? Como chegaram tão depressa os rebeldes á capital,sem praticamente terem combatido?
Porquê toda esta situação na véspera da chegada da EUROFOR ao Chade e RCA? Se Déby não apoia os rebeldes do Darfur, porque Vêm eles em seu auxílio? Se os rebeldes Chadianos não são apoiados pelo Sudão como é possível esperarem reforços desses lados e gozarem de estabilidade no Sudão onde se refugiam?
Que fazem os rebeldes Chadianos na fronteira da RCA e Chade? Porque esperam? Não estão seguros da vitória ou têm ordens para não intervir?
É lugar para se perguntar se isto não é tudo uma orquestração do governo sudanês e chadiano para impedir a EUROFOR de actuar no terreno! Os rebeldes, os soldados, não seriam mais que marionetas nas mãos de quem tão bem sabe manobrá-los. Lembremos que nem o Chade nem o Sudão estão de acordo com a EUROFOR e procuram todos os meios para impedir que ela se estabeleça no terreno.
Seria uma comédia macabra. Isto pode não ter sentido, mas no fundo quem fica a perder serão sempre os desgraçados dos mais pobres.

CRL

 

1 Comments:

Blogger SP said...

Também passei por aqui e deixei a minha amizade...

5:16 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home