JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Esperança


Via aberta para a MINUAD

O Sudão e a Missão de Manutenção da Paz das Nações Unidas e da União Africana (UA) em Darfur (MINUAD) assinaram, ontem, em Cartum, um acordo sobre o funcionamento de uma missão mista nessa região do oeste do país, atingida pela guerra civil.
O documento, intitulado na sigla inglesa "SOFA" (Status of Forces Agreement), foi assinado no Ministério das Relações Exteriores pelo chefe da diplomacia sudanesa, Deng Alor, e pelo chefe do MINUAD, Rodolphe Adada.
O acordo pormenoriza o quadro legal do trabalho da missão e da respectiva força de manutenção da paz, que deve conter 26 mil elementos, no Sudão, mais particularmente em Darfur.
A assinatura do acordo permite, teoricamente, que a força da MINUAD, no momento com apenas nove mil homens, se torne operacional. O acordo define também os fundos da MINUAD, a sua localização, facilidades de comunicação, liberdade de movimento dos seus membros, assim como as normas para a sua segurança, privilégios e imunidade de entrada e saída do Sudão.
Adada classificou o acordo como uma "etapa importante" para o envio da MINUAD para o Darfur e manifestou "confiança" de que as negociações sirvam de exemplo para a cooperação no futuro entre essa força e o Sudão."Como governo, temos a responsabilidade de proteger o nosso povo", afirmou, por sua vez, Alor, considerando que, com a assinatura do acordo, ambas as partes começarão a fazer todo o possível para ajudar o povo do Darfur, "que já sofreu muito".

Agência Lusa