É bom saber
“Um grande número de jovens diz que acredita em Deus e em Jesus Cristo, mas só um grupo reduzido é que aceita a Igreja como comunidade e como mediação de fé. Os outros sentem-se desiludidos com a Igreja.
Entrevistado um aluno da Escola Superior de Educação: o que pensam os jovens da Igreja?
«A Igreja? Os jovens nem sabem que existe».
Carlos respondeu:
«São poucos os jovens que se interessam pela Igreja. A maior parte deles ignoram-na ou têm medo porque não querem mudar o estilo de vida».
Estêvão: «A Igreja é para mim a única instituição capaz de dar qualquer coisa, algum valor. A vida política só desilude. Na Igreja vive o Espírito».
Alexandre: «Na Igreja eu confronto-me com os outros. Este confronto pode ser na Missa dominical ou nos encontros de jovens ou mesmo no diálogo directo com o padre».
Serafina, universitária de 24 anos: «A Igreja é uma comunidade de pessoas».
Mónica: «Na Igreja é todo o homem que fala, cada um leva a sua experiência e a sua personalidade».
António: «Como instituição, a Igreja está muito longe de mim. O encontro com o padre foi positivo para eu mudar a minha atitude para com a Igreja. Participo por uma atitude interior e não por hábito».
Interrogado um sacerdote brasileiro, professor universitário: «De uma maneira geral, os jovens confiam e esperam na Igreja como única força libertadora. Há um reflorescer de muitos grupos de jovens cristãos».
Dizia um psicanalista: «Os jovens têm necessidade de simplicidade, de afectuosidade, de encontrar no grupo qualquer coisa que não seja um inimigo».
Estamos a cair numa época em que os jovens se convencem de que Deus não diz nada ao homem e à mulher”.
E tu, o que pensas? Deixa o teu comentário!