JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Darfur


Sites de informação

Aqui ficam mais algumas informações sobre o Sudão e uma campanha que se está a tentar iniciar pela Associação Olho Vivo à qual pertence o Filipe Pedrosa, um jovem que participou no sempábrir e está muito ligado a estas questões.

Lembramos que a fome no Sudão é agravado pela guerra contra as populações indefesas, uma vergonha que passa quase despercebida em Portugal e no mundo. As razões poderão prender-se com estratégias internacionais em que o lado humanitário poderá estar a ser sacrificado a outras vertentes politicas e economicistas: o Sudão, um dos maiores países do mundo e dos mais pobres, é detentor de enormes reservas petrolíferas por explorar.

SITES
Alguns sites onde, com um simples cartão de crédito, se pode "comprar" e oferecer rações, sais de Hidratação, ajuda médica:

Através do site http://www.unsudanig.org/ - canal de informação da ONU pode-se consultar a lista de organizações no terreno e sua actividade (envio em anexo folha)

Ao nível das ONGs católicas estão no terreno a "Caritas Internationalis" e a "Catholic Organization For Relief and Development Aid"
Esta última tem uma página exemplar que combina o pedido de donativos com o convite à pressão dos responsáveis políticos internos (
http://sudan.crs.org/help.htm)

Uma outra ideia fantástica é o programa em que as companhias dobram os donativos dos seus trabalhadores (ver
http://www.matchinggifts.com/crs/)

Ver também o site da CRS para campanhas de sensibilização dos políticos em
http://actioncenter.crs.org/site/PageServer?pagename=ac_homepage.
Boa informação e sensibilização

 

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Rosto de Cristo


Sê tu próprio

Quero partilhar convosco uma experiência que tive este Domingo logo após o meu encontro do Fé e Missão!

Este fim de semana foi mais um Fé e Missão, mais um Grande Fé e Missão . "NÓS SOMOS O MILAGRE!" frase baseada no filme que assistimos: BRUCE o todo PODEROSO! Uma frase que faz todo o sentido, se nos dermos ao trabalho de olhar à nossa volta. Durante este encontro uma das coisas que me marcou mais foi o testemunho do Irmão Pablo, e um conselho que ele nos deu, foi: "sê tu próprio"! Pois, olhem foi isso que eu fiz! Ainda só passou um dia do encontro e já tenho tanto para contar.

Mesmo ontem quando cheguei a casa, no final do dia uma pequenina missão me esperava, fazer voluntariado na recolha de alimentos para o BANCO ALIMENTAR. Nunca pensei eu que, quase às dez horas da noite, naquele SUPERMERCADO iria encontrar o ROSTO DE CRISTO. Vivi uma experiência única e enriquecedora.
Abordou-me, inesperadamente, um senhor ucraniano (ou algo assim do género, não sei distingui-los) e ainda por cima bêbedo. Eu estava com um amigo meu (também voluntário). O Senhor chegou-se ao pé de nós, depois de já ter feito as suas compras, perguntou-nos o que era aquilo. Ao que nós respondemos que era para darmos comida aos pobres (pois resposta curta e simples era o mais fácil para alguém bêbedo e estrangeiro).
O senhor respondeu: “Pobre? O que é isso?”
Eu: ”São pessoas que não tem comida, não tem casa e precisam de ajuda”.
Ele: “Eu precisar de ajuda, também não ter casa e comida”.
Eu (muito preocupada): “Não tem casa? mas vive onde? na rua? já pediu ajuda? pode ir à Igreja”.
Ele: “O que é isso”?
Eu: “Vive onde”?
Ele: “No vale do forno” (bairro um tanto ou quanto problemático aqui da minha zona, para quem não sabe Lisboa tem disto).
Eu: “Então, lá existe uma capela (fiz gestos para ele me entender), vá lá pedir ajuda”.
Ele: “Para quê”?
Eu: “Para lhe darem comida, o senhor disse que não tem comida”.
Ele: “Não tenho porque ninguém faz para mim”.
Eu: “Haaa!!! ...ok o senhor não tem é quem faça a comida”.
Ele: “sim é isso”.
Eu: “Aahh...mas isto é diferente, é para quem não tem mesmo comida, quem vive na rua, não tem casa”.
Ele: “Annh!! ...(passado algum tempo) então, e posso dar cerveja”?
Eu: “NÃO! só arroz, massa, essas coisas”.
Ele: “Então espera”. Pôs o saco das compras dele lá debaixo do nosso carrinho e pôs a cerveja que tinha na mão em cima da nossa mesa, e foi dentro do supermercado. Passado um pouco lá vinha ele com um pacote de açúcar na mão e disse:
“As pessoas pobres podem gostar de café ou chá e assim põe no açúcar”.

Eu agradeci-lhe muito, e o meu amigo (o tal jovem também voluntário) disse me..." Tu não existes, é pá, não percebes que ele não percebeu nada do que disseste? Ele é estrangeiro e está bêbedo".
E eu disse: "Eu vi neste homem o rosto de Cristo, valeu a pena perder meia hora ou mais com ele, mas ele trouxe um pacote de açúcar, mais vale do que aqueles que tapam a cara e não dizem nem sequer boa noite."
E ele disse-me "Tens razão valeu a meia hora pó pacote de açúcar"

É por isto que NÓS SOMOS O MILAGRE! Para mim este senhor foi o milagre, vi nele O ROSTO DE CRISTO! Tudo porque eu fui "EU PRÓPRIA"

Beijinhos e boa semana para todos.

Rute Cerqueira

 

domingo, 26 de novembro de 2006

Em Missão


Ia já amanhã

"Olá!
Como sempre consegue-me surpreender!! :)
Não estava à espera desta surpresa!! Gostei muito!! :)
Eu ando a tratar dos últimos preparativos!!!
Acho que me sinto muito ansiosa, esta semana está a levar uma eternidade a passar! Por mim ia já amanhã!!!! :)
Não sei muito bem o que lá vou encontrar, mas também não gosto de pensar nisso, não tenho por hábito criar expectativas! Sei que vou dar o meu melhor! Espero estar à altura do desafio. E talvez seja esse o meu maior receio, o de não corresponder às expectativas, mais até do que a saúde, que era o que mais me assustava no inicio! Para ser sincera de tanto ouvir falar da malária, até já não me assusta!!!!
Obrigado pelo vosso carinho e ao grupo fé e missão desejo muita força e nunca desistam de lutar pelos que precisam, que por muito que a missão pareça difícil Deus e Daniel Comboni estarão sempre lá para vos apoiar e ajudar!!!
Eu vou dando noticias!!!!
Beijinhos"

Sandra, bjs também para ti. O Senhor te acompanhe. Nós continuaremos sempre unida a ti. E aqui poderás sempre encontrar algumas notícias.
Estamos contigo

 

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Em Missão

A Sandra (em círculo) no Reveillon XL 2005

De partida para Moçambique

A Sandra é uma jovem de Tavira. Conheceu os Missionários Combonianos há já alguns anos.
Entretanto formou-se na universidade em Bragança. Participou durante dois anos no grupo Fé e Missão, grupo de caminhada de fé, descoberta vocacional e compromisso cristão e missionário; e mais um no grupo dos LMC, Leigos Missionários Combonianos.
Agora prepara-se para partir para Moçambique e aí trabalhar como leiga missionária durante algum tempo. Parte dia 28 deste mês.
Ela não sabe que estou a falar dela aqui.
Se o faço, sem autorização dela, e deixo o seu contacto é para que lhe possais fazer uma surpresa: contactai-a e encorajai-a com as vossas palavras e atitudes.
Penso que ela ficará contente se sentir ao redor dela uma onda de solidariedade.

Já agora, convida os teus contactos a fazerem como tu. Mesmo que não a conheçais. Não te custa nada, e a ela faz-lhe bem.

 

terça-feira, 21 de novembro de 2006

AI


25 anos

Talvez não saibas ou já tenhas esquecid@. Por isso te lembro:
A Amnistia Internacional Portugal foi criada a 18 de Maio de 1981, fazendo 25 anos de existência em este ano. Todo o ano de 2006 é dedicado a evidenciar o nosso trabalho em prol dos direitos humanos em Portugal e no mundo. O nosso plano de actividades mostra isso mesmo. Este é actualizado diariamente.

 

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Darfur


Campanha Fé e Missão

Vamos dar os primeiros passos na nossa campanha Fé e Missão deste ano em favor do darfur.
A Gaby Caetano enviou-nos os endereços de alguns sites sobre o Sudão e o Darfur. Infelismente estão todos em língua estrangeira. Mas alguma coisa se háde perceber. Podem tirar informação, para possíveis actividades na vossa paróquia.

http://www.darfurgenocide.org - Em inglês e todo ele sobre ogenocídio no Darfur, se clicardes em learn há muita informação, videos, fotos....

http://www.darfurinfo.org/dardoc.html - Em inglês, tem mais aver com a história e geografia

http://www.who.int/features/darfur/fr/index.html - Da OMS, em francês, tem vária informação e também reportagens e videos sobre a situação

http://ec.europa.eu/echo/field/chad/index_fr.htm - Em francês

http://www.sudanreeves.org - Em inglês

http://www.savedarfur.org - Em Inglês

Se houver por aí mais informação, não hesitem em enviar para divulgar.

 

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Seminários

Semana de oração

Decorre nestes dias a semana de oração pelos seminários, ou melhor pelos seminaristas que lá estão. Associamo-nos a este evento e rezamos nós também por todos aqueles jovens que se preparam ao sacerdócio.

Ditoso o que tropeça contigo...
O que te encontra e te descobre...
Em qualquer curva,
Em qualquer encruzilhada,
Tu fazes-te encontrar...
Ofereces a grande surpresa...
Seduzes...
Ditoso o que Te segue,
Encontrando-te muitas vezes,
O que te vê e te conhece...
Feliz o homem que tem um choque contigo, em cada dia...
Uma luz na vida...
Todo o bem vai contigo...
Tudo o que procuramos vai contigo!
Tu levas tudo:
Verdade, justiça, paz, fraternidade...
Tudo tem o Teu rosto...
A Tua voz...
O Teu nome...
JESUS!!!!


PS: Vamos estar uns dias ausentes. Vamos para o encontro do Fé e Missão do norte. Voltamos segunda ou terça com novidades. Até lá, bom fim de semana.

 

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Muros


Gerar Comunhão

Quantos mais muros forem construídos, mais muros teremos que destruir. Esta é uma verdade histórica. A humanidade existe para se relacionar, para comunicar e não para se dividir. A pessoa só é pessoa em relação comunicativa com os outros. Querer fechar-se, destruir a comunicação é autodestruir-se.
Ao tomar conhecimento da notícia que os EUA pretendem construir um muro na fronteira com o México, veio-me à memória o filme “o dia depois de amanhã”. Aí, perto do fim do filme uma grande parte da população norte americana tem que se refugiar no México para fugir a uma onde de frio e gelo destrutiva. O México numa atitude contrastante com a dos EUA, abrem de par em par as fronteiras do país, não sem antes, é verdade, os governantes americanos se humilharem e reconhecerem, e ainda bem, a sua impotência e a necessidade do auxílio mexicano.
Mais cedo ou mais tarde todos esses muros construídos para dividirem povos desaparecerão como Berlin e um dia o de Israel, ou ficarão uma atracção turística (muralha da China) mas sem a carga significativa para a qual foram erigidos.
Só é pena que alguns que se pensam inteligentes não saibam ver a história e persistam em tomar decisões do tamanho da sua estupidez (desculpem o termo).
Eles constroem muros, nós geramos comunhão.
E foi este o tema da nossa caminhada a Fátima no verão lembram? “Ultrapassar fronteiras, gerar comunhão”

 

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Oração


Meu coração

Meu coração, não digas: sou muito pobre.
Dá-te corajosamente.
Não digas: sou muito frágil, vai em frente com coragem
Não digas: sou muito pequeno, ergue-te em toda a tua estatura.

Alma minha, se a carga é muito grande, pensa nos outros:
se tu abrandas, eles param;
se tu te cansas, eles desistem;
se tu te sentas, eles deitam-se;
se tu duvidas, eles desesperam;
se tu criticas, eles derrubam.


Mas...
se tu caminhas, eles correm;
se tu corres, eles voam;
se tu lhes estendes a mão,
eles te ajudam e te sustêm;
ee tu os curas, eles te amam.

Reza com eles e em nome deles,
eles te honrarão;
arrisca a tua vida e come a tua morte.
eles viverão e tu reviverás.

 

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Ajuda

Faz algo!

És generos@?
Queres fazer algo pelos outros e não sabes como?
Deixo-te aqui uma ideia:
Vai a este site e faz um clik.
Entra na onda e com um simples gesto contribui para melhorar algo.
Não te chega?
Queres mais?
Ainda bem.
Coragem!

 

domingo, 12 de novembro de 2006

Desabafo 2


Uma coisa...

Quero afirmar desde já que não sou contra o aborto. Eu sou a favor da vida. Penso que não deve ser a mesma coisa.
É certo que há por aí uma tendência a relativizar e a generalizar as coisas e os valores. Mete-se tudo no mesmo saco sem fazer distinções. Por vezes é bom que isso aconteça, a maior parte das vezes é um erro.
Eu creio que:
Uma coisa é dar uma palmada correctiva num filho, outra é defender a pancadaria como correctiva;
Uma coisa é pegar-se um dia à pancada com o “vizinho”, outra é defender a violência;
Uma coisa é ter agredido alguém, um dia, outra é defender a guerra;
Uma coisa é ter praticado más acções, outra é defender o mal, o pecado;
Uma coisa é ter feito manobra perigosa na estrada, outra é defender a anarquia nas estradas;
Uma coisa é ter abortado um dia, outra é defender o aborto;
Uma coisa é ter morto alguém, outra é defender a pena de morte;
Uma coisa… , outra…

E vem isto a propósito de quê?
Ah! É só mais um desabafo!

 

sábado, 11 de novembro de 2006

Desabafo


Vida e não vida

Quero afirmar já de entrada que não sou contra o aborto.
Eu sou pela vida!
Como não sou contra a destruição, mas sim a favor da construção.
Do mesmo modo que não sou contra a guerra; eu sou a favor da paz.

Esta “nuance” tem algum sentido? Para mim tem!
Na primeira parte das frases a acento é posto na negatividade, na negação, na proibição; é o lado negativo das coisas.
Na segunda parte das frases é fazer uma opção pela positividade, pelo lado positivo das coisas. Pode-se muito bem ser contra o aborto, mas não ser a favor da vida. È que a vida é muito mais que o não aborto. Pode-se ser contra a guerra e não ser a favor da paz, porque a paz é muito mais do que a não guerra.
Dizem que o aborto não é matar (ainda!) ninguém. Admitamos!
Mas é destruir qualquer coisa! É não deixar que uma forma de vida continue (porque a “coisa”, seja ela o que for, já tem vida).
Agora eu pergunto-me: Que coragem tenho eu de me revoltar contra a destruição de uma árvore (ou muitas); de uma animal (ou muitos); quando sou a favor da destruição de uma forma de vida (talvez já humana, quem sabe ao certo?) que se continuar será certamente uma pessoa?
Quem é a favor da vida está do lado da pessoa, da humanidade, de Deus. Quem não for…
Cada um saberá!
Desculpem lá este desabafo…

 

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

JAMIC


Unidos por ti

Dia 29 de Outubro, os Combonianos do Areeiro – Coimbra estão em festa. È o encontro do Fé e Missão de Outubro e a Festa missionária, para amigos, benfeitores, colaboradores e conhecidos.
A casa vestiu-se de festa e alegria com a presença de perto de 200 pessoas.
Entre elas, o grupo de jovens missionários da Lousã “Unidos por Ti”.
Este grupo de jovens é um dos primeiros a formar o JAMIC (Jovens Amigos Missionários Combonianos). Quiseram estar presentes a ofereceram-nos uma canção para animar a tarde recreativa.
Para eles o nosso muito obrigado e coragem para o futuro.
Para quem quiser saber mais sobre o JAMIC, pode fazê-lo aqui e inscrever-se.
Poderá assim começar a participar nas actividades do movimento.

 

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Testemunho


Missionária assassinada

Idalina Gomes, uma leiga missionária portuguesa, foi assassinada em Moçambique, onde se encontrava há um ano, a trabalhar na Missão da Fonte Boa, situada numa zona remota da província de Angónia, a mais de 200 quilómetros de Tete, capital da província com o mesmo nome, junto da fronteira com o Malawi. Estava ao serviço da Organização “Leigos para o Desenvolvimento”.
A jovem missionária era natural de Aguiar da Beira, Distrito da Guarda. Morreu na sequência de um ataque levado a cabo por um grupo armado, na residência jesuíta onde se encontrava. Na ocasião foi ainda assassinado o Pe. Waldyr dos Santos, brasileiro de 69 anos, tendo ficado feridos outros dois religiosos.
Outros dois membros dos “Leigos para o Desenvolvimento” conseguiram refugiar-se no internato masculino”, escapando, assim, à morte. A polícia de Moçambique acredita que os homicídios resultaram de um ajuste de contas motivado pela morte de um assaltante numa tentativa de furto de um veículo, há poucos meses.
Os Leigos para o Desenvolvimento são uma Organização não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) de cariz católico que, através dos seus voluntários, actua nos chamados países em vias de desenvolvimento, em especial nos de expressão oficial portuguesa. Os seus voluntários são cristãos leigos que, por um ou mais anos, põem as suas capacidades pessoais e profissionais ao serviço da promoção humana, em África e Timor-Leste.

 

domingo, 5 de novembro de 2006

Bebida


A atenção na estrada nunca é demais.
Quantas vidas ficam destruidas por irresponsabilidade e desatenção, ou simplesmente maluquice?
Convido-vos a ir visitar o site de Jacqueline, conhecer a sua história e a sua vida mudada num clicar de olhos. Tem vídeos, pps a descarregar.
É pena que esteja só em Inglês, mas dá para perceber.

 

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Questão de vida


Voz ou não voz!

O debate sobre o referendo do aborto, em Portugal, está ainda no começo (mais uma vez!!!), mas já ganha contornos interessantes (!?).
Há pouco tempo, o cardeal de Lisboa, D. José Policarpo, afirmava que a questão do aborto não era um problema religioso, mas humano.
Logo surgiram, como cogumelos, vozes concordantes, mesmo dos que não pensam como ele, de que sim senhor, isso não é um problema religioso, e portanto, a Igreja, e por consequência, os homens e mulheres “de Igreja” não se devem imiscuir deste assunto.
Vamos lá ver.
É verdade que o aborto não é uma questão “religiosa”. Isso não proibe que eu, que até sou crente, não me deva pronunciar, e até fazer campanha (pelo sim ou pelo não). Eu sou pessoa, antes de ser papa, bispo, sacerdote, religioso ou religiosa, leigo, crente ou descrente, ateu ou agnóstico, por ou contra o aborto.

A pobreza não é uma questão religiosa;
A guerra não é uma questão religiosa;
A violência não é uma questão religiosa;
A exclusão social não é uma questão religiosa;
O desemprego não é uma questão religiosa;
O racismo não é uma questão religiosa;
A vida não é uma questão religiosa;
A morte não é uma questão religiosa;
…….
Mas têm a ver com a vida.
E por isso qualquer que seja a pessoa, qualquer que seja a sua posição social, tem direito a pronunciar-se, a manifestar e defender as suas ideias e convicções.

 

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Fé e Missão


Recém-nascido!

É o último rebento do nosso grupo.
Chama-se Fé e Missão.
Nasceu, vai crescer!
Esperamos, para bem de todos!
Vale a pena visitá-lo e encorajá-lo.
Um clik na foto e basta.