JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 12 de novembro de 2006

Desabafo 2


Uma coisa...

Quero afirmar desde já que não sou contra o aborto. Eu sou a favor da vida. Penso que não deve ser a mesma coisa.
É certo que há por aí uma tendência a relativizar e a generalizar as coisas e os valores. Mete-se tudo no mesmo saco sem fazer distinções. Por vezes é bom que isso aconteça, a maior parte das vezes é um erro.
Eu creio que:
Uma coisa é dar uma palmada correctiva num filho, outra é defender a pancadaria como correctiva;
Uma coisa é pegar-se um dia à pancada com o “vizinho”, outra é defender a violência;
Uma coisa é ter agredido alguém, um dia, outra é defender a guerra;
Uma coisa é ter praticado más acções, outra é defender o mal, o pecado;
Uma coisa é ter feito manobra perigosa na estrada, outra é defender a anarquia nas estradas;
Uma coisa é ter abortado um dia, outra é defender o aborto;
Uma coisa é ter morto alguém, outra é defender a pena de morte;
Uma coisa… , outra…

E vem isto a propósito de quê?
Ah! É só mais um desabafo!

 

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Consigo compreender a ideia que a sua mensagem passa.

Mas na verdade não estou de acordo consigo em nada do que escreveu.
É que isso de se relativizar muitas opções e acções, como se fosse a melhor hipótese, que no fundo até facilita, porque ficamos com uma menor sensação de remorsos, no meu ponto de vista, está errado.

Há momentos em que nada desculpabiliza os nossos gestos! Se eu posso de facto fazer alguma coisa por, então que faça.

Certamente já aconteceu a todos estarmos perante situações como esta:
Vemos uma pessoa caída na estrada, com a cabeça partida, por exemplo um bêbado, mas logo coincidiu hoje, que estou cheia de pressa e ainda por cima toda a gente passa e ninguem faz nada e eu sou apenas mais uma!!

Pois na minha perspectiva a isto chama-se omissão.

E eu quero também afirmar que sou CONTRA o aborto e a favor da vida.


Madalena. (Fé e Missão - Sul)

4:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem... eu na minha humilde opiniao e interpretaçao, concordo inteiramente em tudo que escreveu! acho que uma coisa é defendermos um determinado acto na sua generalidade, outra é, atendendo ás características especiais de cada caso, tomar determinada atitude que geralmente reprovariamos.
às vezes "tem que ser" dizemos nós... e acreditamos que tomamos a melhor opçao, mesmo k mais tarde nos arrependamos. Mas nunca o fizemos porque defendemos isto ou aquilo, mas porque a nossa consciencia naquele momento nos levou a determinado acto.

Pessoalmente nao sou a favor do aborto na sua generalidade. Mas em casos especiais, como sejam:
- uma adolescente que tenha sido violentada (já que o seu corpo geralmente ainda nem sequer está preparado convenientemente para nascer uma criança, nem a propria adolescente mentalmente sã, devido ao acto porque passou, nem preparada pa ser mae);
- Em casos em que coloque a mãe da criança em risco de vida;
- e em casos em que se descubra previamente que a criança sofrerá de uma doença grave,incurável, que só lhe trará sofrimento e poucos anos de vida, porque acredito ser o melhor para a criança.

No entanto acima de tudo, será uma opçao da mae no momento. Fico muito sensibilizada quando as maes optam por ter os filhos mesmo sabendo que eles irão sofrer imenso na sua vida. e se calhar, quem sabe, um dia eu serei mae, e mesmo sabendo eventualmente que a criança terá algum tipo de doença como descrevi (Deus queira que não!), eu optarei tambem por a ter. afinal mãe é sempre mãe :)

Um abraço e continuem com este blog fantastico!

Ana Marques (SEM 2006)

9:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem...este é um tema para o qual nunca se vai arranjar resposta, pois nunca a humanidade vai chegar a um consenso, haverá sempre quem seja contra e quem seja a favor.
Mas de facto é um tema interessante para se discutir entre amigos,familia e jovens. Este desabafo é um pouco confuso(na minha opinião)...diz que NAO É CONTRA O ABORTO MAS A FAVOR DA VIDA?! UMA COISA É TER ABORTADO UM DIA OUTRA É SER CONTRA O ABORTO?! Uma pessoa a favor da vida não aborta! uma pessoa CONTRA o aborto NAO ABORTA UM DIA,pois nao é uma coisa que uma pessoa faça de animo leve, que simplesmente engravide e ao tomar o café decida vou abortar! Há coisas que diz com as quais eu,até, concordo mas nao se podem comparar ao aborto!! Uma palmada correctiva num filho não é a mesma coisa de fazer aborto num dia!
o Aborto é muito mais serio que isso, maior parte das mulheres que o fazem anos mais tarde arrependem-se. Há meios de prevenir, ha planeamento,existem apoios para a mulher.
AH...E o homem?? não é chamado? nunca ninguem fala no papel do homem, pois tambem devia ser chamado a responsabilidade.


O aborto é uma responsabilidade de toda a sociedade não só da mulher e dos "profissionais" que o praticam(por dinheiro). Todos somos chamados a defender A VIDA! Por isso eu digo que sou CONTRA O ABORTO!!!


P.S-» Ana os casos especiais que tu falaste que serias a favor já existem na lei!

Rute Cerqueira (FM_Sul)

6:20 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home