Xavier
Termina mais um mês missionário. Muitas e variadas celebrações se realizaram um pouco por todo o lado, nas diversas comunidades cristãs pelo mundo inteiro.
A urgência da evangelização continua a ser uma realidade que nos interpela a um compromisso cada vez maior na vivência da nossa fé. A comunicação e o testemunho de Cristo são os caminhos que conduzem ao diálogo interpessoal e intercultural, substrato sólido da evangelização.
Ao longo dos séculos, muitos foram os homens e mulheres que, com o anúncio e testemunho de vida, foram pontes entre Deus e a humanidade. De um deles, celebramos os 500 anos do seu nascimento: S. Francisco Xavier. Da universidade de Paris à China, a sua vida foi um dom total aos outros “para a maior glória de Deus”. A procura contínua da vontade de Deus e a descoberta da urgência da evangelização, transformaram aquele jovem estudante, um pouco introvertido, num apóstolo infatigável, disposto a ir até aos confins do mundo:
“Muitas vezes me vêem pensamentos de ir às escolas desses lugares, gritando como quem perdeu o juízo, e principalmente à universidade de Paris, dizendo na Sorbona, aos que têm mais letras que vontade para dispor-se a frutificar com elas, quantas almas deixam de ir à glória e vão para o inferno por negligência deles…”
Salvaguardando algum vocabulário próprio da época, continua a haver necessidade de profetas como Xavier.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home