JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Além-Mar | Novembro

Amputação
da vida

A Mutilação Genital Feminina é o grande tema da Além-Mar de Novembro. A excisão é uma tradição sobretudo africana. É transversal ao Islão, Cristianismo e Religiões Tradicionais Africanas, mas também está presente na Ásia e em Portugal. A cada minuto que passa, quatro raparigas são sujeitas à mutilação genital. O objectivo é controlar a sexualidade da mulher. Custos: doenças, mortes, crianças que não chegam a nascer. Resultado: o prazer transmutado em sofrimento.
Outros temas tratados:
Clandestinos: Antes a morte que tal sorte. Das praias da África Ocidental saíram centenas de frágeis barcos de madeira com africanos clandestinos. Fomos ouvir as estórias de quem já tentou chegar às Canárias nas «pirogas da fortuna» e se propõe voltar a enfrentar os perigos do mar. Mesmo que o preço a pagar seja a própria vida: antes poder sonhar que ficar.
Acolhimento em Portugal: A imigração exemplar. O Centro de Acolhimento da Bobadela, em Loures, alberga em condições exemplares duas dezenas de candidatos a asilo e refugiados. É uma «imigração humanitária», facilmente assimilável, a anos-luz da «imigração selvagem». Mas os barcos com clandestinos vão chegando, e já há planos para prevenir o pior.
Gente solidária: O bispo que ensinava a viver. D. Franco Masserdotti era um amigo dos pobres, um defensor dos índios, um missionário que não temia enfrentar as autoridades ou ser preso. Em todos os que o conheceram deixa uma grande saudade. Mas a sua mensagem aí está, mais viva do que nunca.
Islão: O desafio da modernidade. O medo e a dúvida: estão os seguidores de Maomé a experimentar um renascimento agressivo ou em profunda crise perante o desafio da modernidade? Líderes moderados optam pela segunda hipótese e apontam a necessidade de reformas.
As rubricas mensais podem ser consultadas na edição electrónica de Além-Mar.