JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Rosto de Cristo


Sê tu próprio

Quero partilhar convosco uma experiência que tive este Domingo logo após o meu encontro do Fé e Missão!

Este fim de semana foi mais um Fé e Missão, mais um Grande Fé e Missão . "NÓS SOMOS O MILAGRE!" frase baseada no filme que assistimos: BRUCE o todo PODEROSO! Uma frase que faz todo o sentido, se nos dermos ao trabalho de olhar à nossa volta. Durante este encontro uma das coisas que me marcou mais foi o testemunho do Irmão Pablo, e um conselho que ele nos deu, foi: "sê tu próprio"! Pois, olhem foi isso que eu fiz! Ainda só passou um dia do encontro e já tenho tanto para contar.

Mesmo ontem quando cheguei a casa, no final do dia uma pequenina missão me esperava, fazer voluntariado na recolha de alimentos para o BANCO ALIMENTAR. Nunca pensei eu que, quase às dez horas da noite, naquele SUPERMERCADO iria encontrar o ROSTO DE CRISTO. Vivi uma experiência única e enriquecedora.
Abordou-me, inesperadamente, um senhor ucraniano (ou algo assim do género, não sei distingui-los) e ainda por cima bêbedo. Eu estava com um amigo meu (também voluntário). O Senhor chegou-se ao pé de nós, depois de já ter feito as suas compras, perguntou-nos o que era aquilo. Ao que nós respondemos que era para darmos comida aos pobres (pois resposta curta e simples era o mais fácil para alguém bêbedo e estrangeiro).
O senhor respondeu: “Pobre? O que é isso?”
Eu: ”São pessoas que não tem comida, não tem casa e precisam de ajuda”.
Ele: “Eu precisar de ajuda, também não ter casa e comida”.
Eu (muito preocupada): “Não tem casa? mas vive onde? na rua? já pediu ajuda? pode ir à Igreja”.
Ele: “O que é isso”?
Eu: “Vive onde”?
Ele: “No vale do forno” (bairro um tanto ou quanto problemático aqui da minha zona, para quem não sabe Lisboa tem disto).
Eu: “Então, lá existe uma capela (fiz gestos para ele me entender), vá lá pedir ajuda”.
Ele: “Para quê”?
Eu: “Para lhe darem comida, o senhor disse que não tem comida”.
Ele: “Não tenho porque ninguém faz para mim”.
Eu: “Haaa!!! ...ok o senhor não tem é quem faça a comida”.
Ele: “sim é isso”.
Eu: “Aahh...mas isto é diferente, é para quem não tem mesmo comida, quem vive na rua, não tem casa”.
Ele: “Annh!! ...(passado algum tempo) então, e posso dar cerveja”?
Eu: “NÃO! só arroz, massa, essas coisas”.
Ele: “Então espera”. Pôs o saco das compras dele lá debaixo do nosso carrinho e pôs a cerveja que tinha na mão em cima da nossa mesa, e foi dentro do supermercado. Passado um pouco lá vinha ele com um pacote de açúcar na mão e disse:
“As pessoas pobres podem gostar de café ou chá e assim põe no açúcar”.

Eu agradeci-lhe muito, e o meu amigo (o tal jovem também voluntário) disse me..." Tu não existes, é pá, não percebes que ele não percebeu nada do que disseste? Ele é estrangeiro e está bêbedo".
E eu disse: "Eu vi neste homem o rosto de Cristo, valeu a pena perder meia hora ou mais com ele, mas ele trouxe um pacote de açúcar, mais vale do que aqueles que tapam a cara e não dizem nem sequer boa noite."
E ele disse-me "Tens razão valeu a meia hora pó pacote de açúcar"

É por isto que NÓS SOMOS O MILAGRE! Para mim este senhor foi o milagre, vi nele O ROSTO DE CRISTO! Tudo porque eu fui "EU PRÓPRIA"

Beijinhos e boa semana para todos.

Rute Cerqueira

 

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigada amiga por partilhares connosco as tuas experiencias, todas elas teem sido muito enriquecedoras para nós...
Mais uma vez obrigada
Muitos beijinhos
Jacinta***

10:34 da tarde  
Blogger Maria João said...

Por motivos de saúde, este ano não pude ir ao Banco Alimentar. Mas, de facto, há sempre aqueles momentos em que vemos o rosto de Cristo.

Uma vez, um senhor entrou e olhou para mim e para a minha colega com um ar de poucos amigos e não quis ajudar. Na altura, rezei: "Meu Deus faz com que ele aprenda a dar a quem mais precisa!". Podem crer que não levei muito tempo a ter a resposta. O Senhor quando saiu, veio entregar um saco com comida.

Já agora, muitos parabéns para o Vale do Forno. Sou da paróquia da Sagrada Família de Nazaré (Quinta Nova/Codivel) e tenho uma grande admiração pelo vosso núcleo. Conheço muito bem a realidade desse bairro e é de louvar o trabalho que aí têm feito. Vocês são o exemplo de como a Fé e a vontade de mostrar Deus consegue mover montanhas.

Beijos em Cristo

11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

olá!!!
é isso mesmo Rute...
rema sempre contra a corrente!!!
que os teus dias sejam preenchidos por actos revolucionários por AMOR a Cristo e ao próximo...
nunca tenhas medo de 'dar a cara' e de ser milagre... para assim poderes ser tu própria... só assim se é FELIZ!!!
beijitos
Guida

10:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Minha querida e doce Rute!
São pessoas como tu que fazem toda a diferença no mundo!
Sê sempre instrumento de Cristo Vivo!
Beijos!
Pedro Duarte

12:21 da manhã  

Enviar um comentário

 

<< Home