JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Famalicão


Via Verde pelo darfur

Os Combonianos de Famalicão acolheram neste domingo 70 jovens para um encontro Via Verde. Vindos de várias paróquias da região, os jovens viveram o dia em actividades de informação e sensibilização sobre o Darfur, junto da população local.
Primeiro com a participação na Eucaristia na paróquia de Calendário; depois no encontro com as pessoas nas ruas da cidade.
Foi um encontro que a todos proporcionou momentos de paz, alegria e ao mesmo tempo de rejeição e tristeza. Isto porque, apesar da maioria das pessoas contactadas se mostrarem disponíveis para escutar, compreender e até assinar a petição e fazer algo pelo Darfur, algumas recusaram qualquer aproximação dos jovens, ou interesse em fazer algo, com medo, receio, desinteresse, desprezo.
A alguns dos jovens custou fazer esta experiência de rejeição. Mas valeu pelo momento, "se a mim me custa ver alguém que não se interessa por este problema do Darfur, muito mais custará aos que sofrem directamente, a guerra, a fome, e o que é pior, o abandono e indiferença da nossa parte " – Dizia um.
A experiência foi difícil, mas ajudou a perceber a ignorância da maior parte das pessoas contactadas, sobre o drama humanitário que se vive no Darfur. Mais uma razão para reforçar o nosso compromisso e campanha de informação e sensibilização. Os nossos olhos não podem ficar fechados, nem a nossa boca calada.

 

1 Comments:

Blogger Elsa Sequeira said...

Pois a experiência negativa magoa um pouco,e ficamos tristes com a frieza das pessoas, ontem vivi essa experiência, com dois grupos, um ouvia-me, assinava...o outro...as pessoas eram tão diferentes...completamente alheadas, frias...uma chegou ao ponto de dizer .."se fosse para Portugal eu assinava...mas Darfur...", e eu disse-lhe o que digo sempre - "DEUS QUEIRA QUE NUNCA EM LUGAR E TEMPO ALGUM, ALGUÉM TENHA QUE FAZER ISTO POR NÓS" - e retiro-me, dando portunidade para a pessoa pensar...claro que ninguém gosta de ouvir isso..cheguei a um ponto que já nem dava valor ao grupo mais humano, até que parei e pensei...estou a ser injusta...e por isso alegrei-me pelas assinaturas que consegui com aquele grupo, poderiam ter sido mais...mas aquelas foram 2dadas" de coração, e isso importa muito!

Força!!!

1:15 da manhã  

Enviar um comentário

 

<< Home