JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Comboni


Salvar a África com a África

Já aqui apresentei o trabalho sobre Comboni da Raquel Ferreira, estudante no 9º ano em Aveiro, que fez integrado na disciplina de EMRC. Hoje deixo mais uma página, a página sobre o plano de Comboni. De uma beleza rara e sintetização fantástica, em meia dúzia de palavras ela resume magnificamente o pensamento de Comboni. Serve de meditação para o fim de semana.

“Uma data importante para Comboni foi o dia 15 de Setembro de 1864. durante a preparação da beatificação de Margarida Maria Alacoque, enquanto Comboni rezava no túmulo de S. Pedro em Roma, teve a inspiração do seu ‘plano para a regeneração da África’. Escreveu-o em 3 dias e apresentou-o ao Prefeito da Propaganmda Fide, o cardeal Alessandro Barnabó.
Encorajado pelo mesmo Cardeal, Comboni iniciou uma viagem de animação missionária pela Europa.
Os princípios sobre os quais se articulava o ‘plano’ de Comboni eram:
A evangelização da África é da responsabilidade sobretudo dos Africanos;
Chamar a atenção de toda a Igreja para a sua responsabilidade de promover a evangelização da África, com a colaboração de todas as forças missionárias masculinas, femininas, religiosas e leigas;
Fazer caminhar juntas a evangelização e a promoção humana;
Toda a actividade missionária deve ser orientada para a criação e construção de comunidades cristãs estáveis.”

Estas palavras são de uma actualidade estonteante. No fundo a evangelização hoje assenta sobre esta visão profética de Comboni.
Obrigado Raquel

 

3 Comments:

Blogger Tiago Madeira said...

Permitam-me a ousadia:
www.so-por-ti.blogspot.com

Abraço!

9:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Tiago
Ousadia permitida e agradecida por nos fazeres conhecer o teu cantinho, bem simpático.
A espiritualidade Jesuita e Comboniana sempre juntas no testemunho de JC.
Linkei-te.
Abraço

11:05 da tarde  
Blogger Maria João said...

A sociedade está a precisar cada vez mais de pessoas como Comboni que tudo fez pelos outros. Devíamos todos rezar para que haja uma maior entrega da nossa parte, para que Jesus nos molde de maneira a que também lutemos até ao fim pela digniddae de todos os seres humanos. Seja lá onde for e como for. Isso depende dos carismas que o Pai deu a cada um de nós.

beijos em Cristo

10:09 da manhã  

Enviar um comentário

 

<< Home