JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Samaritano

De quem és tu próximo?

Mais um encontro… mais um sorriso… mais um olhar…
Assim definiria o último fim-de-semana e encontro do grupo Fé e Missão. De novo numa atitude de procura nos juntamos num tempo de reflexão, trabalho e oração.
O nosso olhar ficou "preso" na tão famosa e conhecida parábola do Bom Samaritano. De facto conhecida por quase todos, cristãos e não cristãos, mas praticada por muito poucos… Cristo revela-nos nesta passagem a essência da bondade humana, o homem que vê Deus naquele que a seu lado clama por auxilio. Muitas foram as vezes que ouvi e reli esta passagem, mas nunca como neste fim-de-semana a senti tão próxima e verdadeira.
Queria saber e sentir-me o bom samaritano, desejava repelir "esses" que não o são por vontade ou indiferença…mas "esses" sou eu… "Esses" somos todos nós, que todos os dias somos incapazes de quebrar as nossas próprias regras e deixar espaço à providência divina, a que o plano de Deus trabalhe na nossa existência. Estabelecemos metas e objectivos que tentamos atingir a todo custo, nem que para tal seja necessário "apoiarmo-nos" nos outros…. Delineamos trajectórias que a curto, médio ou longo prazo tentamos concretizar…e se Deus nos aparece no caminho, seja sob a forma de um "meio morto", seja sob qualquer outra forma, somos incapazes de O ouvir, de atender ao seu convite.

O próximo é todo aquele que me desafia a dar de mim, a despender do meu tempo, dos meus projectos, dos meus objectivos em favor de um bem comum, de um projecto de salvação, meu e do "próximo". O levita foi incapaz de "transgredir" as suas regras, os seus projectos, e passou adiante. Ele conhecia a lei, respeitou os seus preceitos, mas não respeitou o projecto de Deus, não se associou à vida plena de encontro ao irmão.
Leonel Azevedo