JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 28 de janeiro de 2007

Abbé Pierre


A insurreição da bondade

Por razões alheias á minha vontade, só agora me é possível relembrar aqui um dos “profetas” do século XX: O Abbé Pierre.

De seu verdadeiro nome, Henri Grouès, mas mais conhecido como Abbé Pierre, nasceu em 1912 em Lyon, França. Em 1931 faz a profissão religiosa nos Frades Capuchinhos. Nesse mesmo ano renuncia à sua herança familiar e dá tudo a algumas obras caritativas. Em 1938 é ordenado sacerdote. Durante a 2ª guerra mundial ajuda os judeus a escapar à perseguição dos nazis.
Foi soldado e depois resistente durante a segunda grande guerra, e deputado de 45 a 51.
Em 1949 funda a “comunidade de Emaüs”, de ajuda aos deserdados e sem abrigo. Esta comunidade financia-se com a venda de material e objectos recuperados.
Mas a notoriedade surge em 1954. Durante o inverno rigoroso, desse ano, para os sem abrigo, ele lança um apelo memorável nas ondas da rádio Luxemburgo, futura RTL:


“Meus amigo, socorro…
Uma mulher acaba de morrer gelada, esta noite às 3 horas, no passeio do boulevard Sébastopol, apertando contra o peito um papel pelo qual, antes de ontem, a tinham expulso… cada noite, eles são mais de dois mil retorcidos sob o gelo, sem tecto, sem pão, mais de um quase nu. Diante deste horror, as acções de urgência, já nem sequer são urgentes!
Escutai-me, em 3 horas dois centros de ajuda acabam de se criar… já estão cheios, é preciso abrir mais e por todo o lado. É preciso que esta noite mesmo, em todas as cidades de França, em todos os bairro de paris, se exponham cartazes à porta de lugares onde haja cobertores, palha, sopa, e onde se possa ler sob este titulo “centro fraterno de ajuda”, estas simples palavras: “tu que sofres, quem quer que sejas, entra, dorme, come, retoma esperança, aqui és amado”…
Imploro-vos, amemo-nos um pouco desde já, para realizar isto… Obligado! Cada um de nós pode ajudar os “sem abrigo”. Precisamos para esta noite, ou o mais tarde para amanhã : cinco mil cobertores, trezentas grandes tendas americanas, duzentas pás catalíticas…
Marco encontro para os voluntários e camiões de recolha, esta noite às 23 horas… graças a vós, esta noite nenhum homem, nenhuma criança dormirá nas ruas ou nos cais de Paris.
Obrigado!”


No dia seguinte a comunicação social intitulará este apelo de “Insurreição da bondade”. O apelo recolherá 500 milhões de francos franceses da época em dons (dos quais 2 milhões de Charlie Chaplin). Mas mais importante foi a vaga de voluntários que, de toda a França, se mobilizou à sua volta.

Apesar de uma personalidade controversa, foi designado 17 vezes a personalidade preferida dos Franceses de 1989 a 2003.
Ele afirmava: “Passei a minha vida a rezar a Deus para morrer jovem”. E acrescenta: “Bem vedes, falhei completamente!”
O Abbé Pierre morreu no dia 22 deste mês. Foi-se o “profeta dos sem abrigo” ou “da caridade”, como o chamaram. O presidente da França, Jacques Chirac declarou que com a sua morte “a França foi ferida no coração”.
E com razão.