JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Boa sorte


A força da caridade

Sexta feira, por volta das 20h e 20 minutos. Lá estava eu à espera um pouco chateado pois havia perdido o comboio das 19h e 45 m. Estava um ambiente normal de comboio de fim-de-semana.
De repente entra uma jovem, com aspecto de mendiga, roupa suja, gorro, casaco que devia ser dado pois era uns números acima. Chega à parte da frente da carruagem onde estava, agarra-se ao varão que lá está e dirige-se a todos os presentes:

- Sou uma jovem… – ao ouvir isto pensei para mim – "Ui, vamos ter animação de rua no comboio!?" – foi um pensamento instantâneo que me ocorreu até ouvir a palavra que continuava a frase da jovem – … seropositiva não tenho onde dormir, não tenho pai nem mãe para pedir ajuda por isso estou aqui hoje a pedir, porque prefiro pedir a roubar".
Um jovem trabalhador todo engravatado, passa e dá-lhe um "bounty" (chocolate com coco por dentro, muito bom: D). Ela interrompe o seu discurso, agradece ao jovem e prossegue avançando imediatamente para mim. Não resisti a ajudar esta jovem sem abrigo, só tinha dinheiro, por isso foi o que lhe dei. Ela ao receber a moeda ainda diz alto e a bom som: "Eu aceito tudo, as pessoas pensam que eu só quero dinheiro, mas não, eu aceito tudo o que me derem".

Foi marcante. Nunca vi tanta gente dar esmola a um pedinte, ver os grupos dos amigos a reunir entre eles para dar uma boa quantia à jovem. Esta, ao sair, agradece a todas as pessoas que a ajudaram e deseja, e isto foi o que me mais marcou e fez reflectir sobre este acontecimento, felicidades a todos. Um grupo de 3 meninas que estava atrás de mim, enquanto a jovem passava desejaram-lhe boa sorte também. A jovem ficou feliz e com um grande sorriso deseja às meninas outra vez felicidades.
Com esta animação toda a jovem já não ouviu o meu “boa sorte”.

Nuno Cruz

 

3 Comments:

Blogger Maria João said...

Como as palavras podem mudar muita coisa!

Isto faz-me lembrar que deveríamos olhar sempre para quem anda a a pedir e ver o que é que ela diria, se fizesse como esta rapariga...

12:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem fui atenta aos que estão na rua a pedir. Os meus pais educaram-me assim.

Porém, actualmente sou incapaz de passar, e ao ver alguém necessitado, seguir adiante, sem algo fazer.

Já não quero saber. É uma moeda! Sim, faz-me falta! Claro que não vejo gente a pedir todos os dias, há quem veja!!!! (lembro-me de ti, Sofia) E claro que os problemas não se resolvem assim! E sim, podia pagar uma soupa! Mas todos temos o direito de escolhermos e fazermos algo que gostemos!

Uma vez... tinha uns 14/15 anos... lembro-me bem... um miúdo nas ruas de Setúbal andava a pedir. A minha mãe levou-o connosco ao café. Perguntou-lhe o que ele queria e ele disse que queria um gelado! A minha mãe pagou-lho. Ele foi embora todo contente a comê-lo! Fiquei espantada com a mãe, fiquei incompreensiva! Então ele andava a pedir e a minha mãe deu-lhe um gelado?!?!? Questionei a mãe. Ela disse-me: " Tu não gostas de gelados Madalena? Toda a gente tem o direito de comer um gelado, muito mais uma criança!"

Não tive coragem de fazer mais nenhum comentário!

Bem... eu queria era partilhar convosco o porquê de cada vez mais ser incapaz de virar a cara e fazer-me ausente ou concentrada noutra coisa!

Na verdade... além da educação dos pais, tenho a certeza que as experiências que tenho feito no Fé e Missão são um dos motores. Mais alguns preconceitos têm desaparecido! E isso faz-me feliz!
Tenho também um amigo, que não sabendo, que me tem ensinado a ser mais livre.

Com amizade,
Madalena-Sul.

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Errata: onde se lê no inicio " SEM" deve ler-se " SEMPRE"; onde se lê " SOUPA" deve ler-se " SOPA".

Obrigada.

beijinhos,
Madalena.

10:26 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home