JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Vigilia por Darfur


Monte sacro pelo Darfur

No fim de semana 20 e 21 de Outubro, o Grupo Jovem Monte Sacro, realizou a sua Campanha pelo Darfur. Às 16h, os jovens encontraram-se na Igreja da Misericórdia para a preparação dos espaços.
No pequeno adro colocamos algumas tochas envolvidas em mantas de minho e uma faixa à entrada com uma pequena frase: "Por quem o mundo se esqueceu... Vigília de Oração por Darfur!". No interior, mantas pelo chão, lamparinas por todo o espaço, a tela para projecção. Ao meio um grande tronco com um globo ao cimo, de onde saiam as cinco faixas das cinco cores dos continentes.

Às 20h abrimos as portas. Apenas um foco de luz iluminava o tronco e globo com as cinco faixas. A música de fundo instrumental convidava ao silêncio, ao recolhimento interior. Às 21h00 iniciamos a nossa Vigília de Oração por Darfur, com a Igreja da Misericórdia composta de pessoas de todas as idades que responderam afirmativamente ao nosso convite... A intercalar com os textos bíblicos e orações, as vozes, as guitarras e os djambés, davam corpo aos cânticos preparados. O pequeno filme: "Save Darfur" emocionou os presentes, muitos não contiveram as lágrimas. No final, muitas pessoas regressaram a suas casas de cabeça baixa e em silêncio.
No dia seguinte, Domingo, montamos no átrio da Igreja da Misericórdia a nossa "barraquinha" de vendas com os artigos dos Missionários Combonianos e projectámos o documentário: "Chamados à consciência".

Foram muitas as pessoas que nos agradeceram por este fim-de-semana em que fomos todos nós convidados a gritar: Basta! Queremos Darfur livre, queremos um mundo livre!
Os nossos jovens do Grupo Monte Sacro sentiram-se, nestes dois dias, co-responsáveis em levar a voz de Darfur um pouco mais além... conscientes que são simples gestos, o pouco que temos ao nosso alcance para tanto horror que vivem os nossos irmãos em Darfur! Mas, estamos gratos aos missionários combonianos por nos darem esta possibilidade de sermos portadores da mensagem da Esperança por Darfur.


Bem hajam
Que Deus vos ajude a todos