JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 18 de novembro de 2007

Exodo


Um sonho impossível

Não é segredo para ninguém que o governo sudanês procura e provoca ocasiões de conflitos entre as várias etnias para intervir quando lhe apetece: “estavam a matar-se entre eles e nós só quisemos ajudar”.
Os desalojados são pessoas carregadas de sofrimento no corpo e no espírito, com os nervos à flor da pele. Pequenas rixas, facilmente, se transformam em verdadeiros conflitos de mão armada. O acampamento de Kalma foi pressionado várias vezes pelas forças do governo que agora intervieram com os dois mísseis e um batalhão pronto para o que fosse necessário. Os feridos (muitos por queimaduras) foram às centenas e os mortos, felizmente, não passaram de 10.
E o grande êxodo começou... Olhando de longe as estradas ou caminhos, largos ou estreitos que fossem, não havia um palmo de chão que não fosse coberto pelo ondular do trânsito nunca previamente visto nesta cidade. Veículos abarrotados de gente, camas, tachos e panelas, cestos e baldes, sacos de plástico e nylon, meninos e avós aninhados e encolhidos que espreitavam os mirones que os viam passar sem nada poder senão desejar-lhes que Deus e a sua justiça estivessem do seu lado. Eram Camiões e furgonetas, camelos, carroças de cavalos e burros. Pertenciam às tribos zaghaua e Rezeighat. Cerca de 35 mil pessoas, um terço dos desalojados que residiam no acampamento de kalma. O êxodo já ia no sexto dia. As ruas da cidade nunca se viram tão cheias como nesses dias. Foi aí que os meus ouvidos captaram, casualmente, parte da resposta: “voltar para a minha aldeia destruída? Um sonho impossível para mim. Seja, ao menos, uma realidade para os meus filhos.”

P. Feliz Martins