JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Haskanita


A guerra continua

É uma tenda branca como a meia centena de outras suas irmãs que compõem o acampamento das Forças da União Africana (UA). A diferença está somente no seu interior. É a tenda-igreja que acolhe, quase todos os domingos, várias dezenas de soldados da paz – os capacetes verdes – para a celebração da eucaristia.
Primeiro domingo de Outubro. Já passa das 7 da manhã e o carro da UA (União Africana) não chegou. Ouço o Irmão Beppi que me chama para tomar o café e, logo a seguir, comenta: “É compreensível; hoje não poderão pensar em vir buscar o padre para a missa. Nestes dias o estado de alerta é máximo. Dez mortos e 40 desaparecidos no ataque em Haskanita foi um golpe forte de mais para eles”.
A notícia do ataque à localidade de Haskanita já corria no mundo da internet, enquanto a gente nas ruas de Nyala ainda vivia de boatos e incertezas. Dias mais tarde foi a vez da pequena cidade de Muhagiria e a aldeia de Kashalangó, lugares bem sentidos na geografia do nosso Darfur Sul. Se bem que as tropas da UA aqui não sofreram perdas foram, no entanto, impotentes para evitar o massacre. Quarteirões inteiros incendiados, bombas que caem indistintamente sobre grupos de pessoas que gritam e correm à procura de um imaginável refúgio. “O que interessa ao governo é que a terra fique livre de etnias nao desejadas”. Palavras que ouço com tristeza de quem nada pode para inverter a situação.
P. Feliz Martins