JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Arca de Zoé


Credibilidade abalada

“L’ Arche de Zoé” – Arca de Zoé é uma ONG Francesa, criada em 2004 aquando do Tsunami na Ásia. Um dos seus campos de acção é no Chade onde está presente com o nome de Rescue Children.
No fim de Outubro esta associação ficou conhecida em todo o mundo, quando um avião fretado pela ONG foi impedido de levantar voo em Abeché, uma cidade no deserto Chadiano. A bordo, além da equipagem e alguns jornalistas, uma dezena de voluntários da associação e 103 crianças entre os 3 e 8 anos.
O objectivo confessado do presidente da ONG, Eric Breteau, era retirar do Darfur – Sudão algumas 10.000 crianças órfãs, vítimas da guerra e da fome, das quais estas seriam o primeiro grupo. Confirma-se praticamente todas as crianças habitavam o Chade e não o Darfur, a maioria tinha pensos onde não haveria feridas, muitas foram aliciadas com rebuçados e promessas de podre ir à escola, quase todas tinham algum familiar próximo.
Como é que se chegou a esta situação? Para onde iriam as crianças? Quais as responsabilidades dos voluntários da ONG? Qual o papel das autoridades Francesas e Chadianas em todo este complicado processo? São algumas das muitas perguntas admitidas.
No entanto, creio que podemos tirar algum ensinamento:
Em que situação ficam as centenas de ONGs que actuam no Darfur, e no mundo inteiro? Certamente numa situação não muito cómoda. Este acontecimento, por mais desculpas que se queiram encontrar (muito dificilmente!) é um mau contributo á credibilidade, já de si debilitada ultimamente, da acção das ONGs.
Não podemos generalizar é verdade. Isso não impede que, num tempo em que tudo se generaliza, provavelmente a acção humanitária em geral e as ONGs em particular sofrerão certamente algumas consequências. Oxalá não sejam muito pesadas.