JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 18 de novembro de 2007

Médio oriente

Renasce a esperança

Encontro importante esta segunda feira entre o presidente da autoridade palestiniana, Mahamud Abbas e o primeiro ministro Israleita, Ehud Olmert. Está em jogo o futuro das relações Israelo-palestinianas e por isso a paz no médio oriente.
As divergências são ainda muitas, sobretudo no que diz respeito ao calendário das etapas a realizar para atingir a paz total. No entanto, o facto de as duas personagens mais importantes dos dois campos se encontrarem é um passo significativo neste caminho difícil e tortuoso.
Em 1994, as duas delegações, Israelita e Palestiniana, tinham certado nos estados unidos o processo de paz. Mas o assassinato do primeiro ministro israelita de Então, Itzac Rabin, que

Em setembro de 1993, Isac Rabin, primeiro ministro israelita, e Yasser Arafat, chefe da OLP, assinaram os Acordos de Oslo na Casa Branca. Israel reconhecia a Organização para Libertação da Palestina - OLP como representante da causa palestina, dando alguma autonomia à Autoridade Nacional Palestina – ANP. Os palestinos renunciavam a direitos sobre territórios. Parecia que finalmente a paz voltaria depois de décadas de guerra. Em novembro de 1995, o primeiro-Ministro israelense Isac Rabin é assassinado por um judeu ultra-ortodoxo, sendo sucedido por Shimon Peres. O processo de paz sofre um rude golpe e seguem-se anos de avanços e recuos.

Com este encontro volta a esperança de vermos ultrapassadas as grandes divergências e renascer a esperança da paz para o médio oriente num futuro próximo.