Missão universal
No próximo domingo, dia 21 de Outubro, a Igreja celebra o Dia mundial Missionário. Associamo-nos nesse dia a todos quantos, das maneiras mais variadas, trabalham no testemunho de Jesus Cristo à humanidade. Deixamos alguns trechos da mensagem do Santo Padre para este dia.
"A Igreja é por sua natureza missionária” (RM) porque o mandato de Cristo não é algo contingente e exterior, mas atinge o próprio coração da Igreja. Segue-se daí que a Igreja toda, e cada uma das Igrejas, são enviadas aos não-cristãos.
O Papa Pio XII, com a Encíclica “Fidei Donum”, apelou para uma cooperação entre as Igrejas ao serviço da missão, e afirmou que o anúncio do Evangelho continua a revestir as características da actualidade e da urgência. Na Encíclica “Redemptoris Missio”, o Papa João Paulo II, reconhecia que "a missão da Igreja é mais vasta que a "comunhão entre as Igrejas"; esta deve estar orientada também e sobretudo no sentido da acção missionária específica" (n. 64).
O compromisso missionário permanece portanto, o primeiro serviço que a Igreja deve à humanidade de hoje, para orientar e evangelizar as transformações culturais, sociais e éticas; para oferecer a salvação de Cristo ao homem do nosso tempo, em tantas partes do mundo humilhado e oprimido por causa de pobrezas endémicas, de violência e de negação sistemática dos direitos humanos.
A esta missão universal a Igreja não se pode subtrair; ela constitui para a Igreja uma obrigação.
Peçamos a Deus que suscite em toda a parte novas vocações e uma renovada consciência missionária no povo cristão. Cada comunidade cristã nasce missionária, e é precisamente com base na coragem de evangelizar que se mede o amor dos crentes para com o Senhor.
O Dia Missionário Mundial seja ocasião propícia para dele tomar mais profunda consciência e para juntos elaborar itinerários espirituais e formativos apropriados, que favoreçam a cooperação entre as Igrejas e a preparação de novos missionários, para a difusão do Evangelho neste nosso tempo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home