JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 20 de outubro de 2007

Missão universal

Primeiro serviço


No próximo domingo, dia 21 de Outubro, a Igreja celebra o Dia mundial Missionário. Associamo-nos nesse dia a todos quantos, das maneiras mais variadas, trabalham no testemunho de Jesus Cristo à humanidade. Deixamos alguns trechos da mensagem do Santo Padre para este dia.

"A Igreja é por sua natureza missionária” (RM) porque o mandato de Cristo não é algo contingente e exterior, mas atinge o próprio coração da Igreja. Segue-se daí que a Igreja toda, e cada uma das Igrejas, são enviadas aos não-cristãos.
O Papa Pio XII, com a Encíclica “Fidei Donum”, apelou para uma cooperação entre as Igrejas ao serviço da missão, e afirmou que o anúncio do Evangelho continua a revestir as características da actualidade e da urgência. Na Encíclica “Redemptoris Missio”, o Papa João Paulo II, reconhecia que "a missão da Igreja é mais vasta que a "comunhão entre as Igrejas"; esta deve estar orientada também e sobretudo no sentido da acção missionária específica" (n. 64).

O compromisso missionário permanece portanto, o primeiro serviço que a Igreja deve à humanidade de hoje, para orientar e evangelizar as transformações culturais, sociais e éticas; para oferecer a salvação de Cristo ao homem do nosso tempo, em tantas partes do mundo humilhado e oprimido por causa de pobrezas endémicas, de violência e de negação sistemática dos direitos humanos.
A esta missão universal a Igreja não se pode subtrair; ela constitui para a Igreja uma obrigação.

Peçamos a Deus que suscite em toda a parte novas vocações e uma renovada consciência missionária no povo cristão. Cada comunidade cristã nasce missionária, e é precisamente com base na coragem de evangelizar que se mede o amor dos crentes para com o Senhor.
O Dia Missionário Mundial seja ocasião propícia para dele tomar mais profunda consciência e para juntos elaborar itinerários espirituais e formativos apropriados, que favoreçam a cooperação entre as Igrejas e a preparação de novos missionários, para a difusão do Evangelho neste nosso tempo.