JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Escola Bileil


Obrigado

Originariamente povoado por darfurianos, Bileil era uma aldeia de 1.700 habitantes. Hoje conta com três vezes mais, devido à chegada de outras gentes do Sul do país, para escapar ao flagelo da guerra que aí continuava.
Algumas Organizações Humanitárias nacionais e internacionais têm procurado executar o projecto da repatriação dos sulistas, mas não têm recebido apoio que garanta suficiente segurança por parte do governo.
Se não podemos continuar a viagem para o Sul – diz o Majok, resignado – tentaremos resolver vida aqui em Bileil, mesmo com a morte constantemente à nossa frente”.

Nos 12 kms que separam Bileil da cidade de Nyala há três pontos de controlo: a polícia, o exército dos guerrilheiros rebeldes e o exército nacional. Este último é identificado com os janjauid. É difícil ultrapassar estas barreiras de controlo. Agressões físicas só aconteceram uma vez, onde o Gir – o seminarista – foi maltratado e espancado. Desde então, foram maximamente rigorosos na aplicação da lei que, segundo ouvimos deles mesmos, proíbe o uso de câmara fotográfica. Mesmo assim, espero ter oportunidade de enviar algumas fotografias com a pequenada na igreja e na escola.

A escola básica, está a funcionar com 294 alunos – cristãos, muçulmanos e animistas, do 1º ao 5º ano. Os quatro professores (ajudados pelos dois catequistas) foram escolhidos com base no seu empenho de serviço voluntário e suas qualificações de estudos da escola secundária. O projecto escolar, engloba o ensino, a refeição (sandes) e limpeza diária. Não recebem salário oficial mas sim um incentivo.
A escola funciona “não só por fora mas também por dentro” – como me dizia o Khamis, aluno do 4º ano que, deixou o seu agradecimento de uma forma impressionante: “Muitos de nós temos experiência da escola debaixo de uma árvore e a escrever com o dedo na areia, mas desta vez vai ser diferente, graças à Igreja e aos missionários”, – disse.
As três centenas de alunos sabem que esta nova possibilidade lhes vem, graças ao apoio solidário do grupo de jovens combonianos “Fé e Missão”, dos leitores das revistas combonianas Audácia e Além Mar e de muitos outros grupos e paróquias.
Os pais dos alunos dão mostras de que, não sendo ricos de dinheiro são ricos de coração. De facto, eles contribuem com quase um quarto do pão da sandes diária que os seus filhos comem na escola. Nós chamamos-lhe um contributo simbólico; para eles é realidade. E para muitos deles – diga-se de passagem – será a única refeição do dia.

Feliz da Costa Martins
Nyala, Darfur


NB: os nomes dos professores na escola de Bileil são:
Santino Wol
Leila Younis
Michael Ayat
William Dhel (casado e 2 filhos)
As suas idades compreendidas entre os 25 e 35 anos.

 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Envergonho-me por estar cá a reclamar dos meus botões.

Fazes jús ao nome.

Bjs

Ana

1:37 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home