JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

DMM


Todas as Igrejas
Para o mundo inteiro


Domingo, 21 de Outubro é o dia mundial missionário. Para essa ocasião, o Papa Bento XVI enviou uma mensagem endereçada a todos os cristãos. Deixo aqui algumas citações significativas, sobre o significado e a importância desse dia.

“Na empenhativa obra de evangelização ampara-nos e acompanha-nos a certeza de que Ele, o dono da messe, está connosco e guia incessantemente o seu povo. É Cristo a fonte inexaurível da missão da Igreja.”

“’Todas as Igrejas para o mundo inteiro’: é este o tema escolhido para o próximo Dia Missionário Mundial. Ele convida as Igrejas locais de cada Continente a uma partilhada consciência sobre a urgente necessidade de relançar a acção missionária perante os numerosos e graves desafios do nosso tempo.”

“Há ainda muito a fazer para responder ao apelo missionário que o Senhor nunca se cansa de dirigir a cada baptizado. Ele continua a convidar, em primeiro lugar, as Igrejas chamadas de antiga tradição, que no passado forneceram às missões, além dos meios materiais, também um número consistente de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, dando vida a uma eficaz cooperação entre comunidades cristãs.”

“Perante o progredir da cultura secularizada, que por vezes parece invadir cada vez mais as sociedades ocidentais, considerando além disso a crise da família, a diminuição das vocações e o progressivo envelhecimento do clero, estas Igrejas correm o risco de se fecharem em si mesmas, de olhar com pouca esperança para o futuro e de diminuir o seu esforço missionário. Mas é precisamente este o momento de se abrirem com confiança à Providência de Deus, que jamais abandona o seu povo e que, com o poder do Espírito Santo, o guia para o cumprimento do seu desígnio eterno de salvação.”

“Desejo fervorosamente que a cooperação missionária se intensifique, valorizando as potencialidades e os carismas de cada um.”


PS: Amanhã, sábado, dia 6 o JAMIC fará o seu encontro anual em Coimbra.
Para saber mais sobre este movimento, vê aqui.