JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

domingo, 21 de outubro de 2007

Eu Missionário


"Coisas bonitas"

“Olha! Escreve qualquer coisa bonita sobre a missão para eu pôr no meu blog no dia mundial missionário”.

Foi mais ou menos com estas palavras que uma pessoa, muito especial se me dirigiu. Digo especial porque nunca nos vimos, só falamos por telefone, mas escrevemos muito um ao outro. Eu, com o grupo Fé e Missão, iniciei a campanha por Darfur. Ela impulsionou-a a nível da blogosfera e da net e dirige uma sensibilização fantástica a nível da sua paróquia e da sua diocese. O seu bispo chama-a carinhosamente (imagino eu!) ACTIVISTA! Seja! Pelo Darfur vale tudo.

Em honra a esta pessoa, e a todos os missionários, e porque hoje é o dia mundial missionário, e porque também já estive 10 anos no Chade, e porque desejo voltar para a missão (dentro de alguns anos!), aqui deixo algum fruto da minha vida missionária. Foi o que lhe enviei:
Entre muitas dimensões da vida missionária, há dois aspectos que são espantosos:


1. A missão é abrir-se á novidade, aos outros, ao diferente; é expores-te, abandonares-te de uma certa maneira à vontade dos outros; é deixares que os outros façam parte integrante da tua vida e tu da deles.

2. Na missão tu não te impões, não te explicas, não te anuncias, não falas, não contas o que tu és, o que sabes, o que tens,... Na missão a razão de tudo é Jesus Cristo e o anúncio da sua palavra, morte e ressurreição. É JC que é o centro de tudo, e não tu.

Estas duas dimensões são para mim hoje o que de melhor (e mais difícil!) tem a missão. Pelo menos é isso que me move. É um despojamento total, mas só aí a missão tem sentido e poderá dar frutos.

 

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não sei se estou certa ou errada. Só sei que não consigo ser feliz ao saber de todo o sofrimento que vai pelo mundo. Esse sofrimento atinge-me na medida em que os sinto parte da minha família. Por eles eu choro, por eles eu rezo. Sei que não chega. Mas para mais sinto-me impotente.
Bem haja por este lindo cantinho.
Filó

10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Filó
Podemos ter a sensação de sermos impotentes, mas de facto não somos. Atitudes como "que poder tem o que eu faço?", para mim são ridículas. Afinal eu sou uma pessoa, que conta, que vale tudo aos olhos de Deus.
Comungar do sofrimento de uns e da alegria dos outros, é entrar numa dinâmica de fraternidade.´É o primeiro passo para ser e fazer algo por quem quer que seja.
Não diga que somos impotentes, porque isso parece-me uma afronta à nossa dignidade de pessoas.

um abraço, e continue a visitar este cantinho.

leonel

10:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá Leonel
Deixas-me sem jeito, assim não vale, mas ainda assim agradeço-te por veres tudo e todos com o olhar e o coração de Deus, e por nos fazeres sentir especiais, mesmo que não sejamos assim tão especiais... Tu é que ès ESPECIAL!
O que eu faço é só um pouquinho, mas depois peço a outros que façam também um pouquinho e no final pode nasncer algo GRANDE!
Ao contrário da Filó, eu não me sinto impotente, sinto-me até com bastante força, e é essa força que também vou tentando transmitir...

Parabéns para ti, meu AMIGO MISSIONÀRIO! Que nos vais perfumando com esse coração maravilhoso!

Um abraço do tamanho de Deus!

Da tua Amiguita!!!

12:41 da manhã  

Enviar um comentário

 

<< Home