JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 9 de março de 2007

LRA

CHISSANO QUER SALVAR PAZ

Joaquim Chissano chefia uma delegação que se vai encontrar este fim-de-semana com Joseph Kony, o líder do LRA, o Exército de Resistência do Senhor, algures na fronteira entre o Sudão e a RD Congo.
A delegação pretende relançar as conversações de paz entre o governo ugandês e o LRA, suspensas em Dezembro passado.

O ex-presidente moçambicano, enviado especial da ONU, o vice-presidente do Gorverno do Sul do Sudão, Dr. Riak Machar, representantes dos governos do Uganda e do Quénia e membros da organização Africa Peace Point e outras individualidades vão tentar reatar o diálogo entre Joseph Kony e o Governo de Campala e estabelecer o lugar para o encontro.
Em princípio, Juba voltará a receber as delegações do LRA e das autoridades ugandesas. A mediação será assegurada por Joaquim Chissano em vez de Riak Machar e do Governo do Sul do Sudão.
Delegações do governo ugandês e dos rebeldes Acholis estiveram sentadas à mesa das negociações em Juba até Dezembro passado.
Riak Machar, vice-presidente do Governo do Sul do Sudão, e o arcebispo de Gulu, no Norte do Uganda, foram alguns dos mediadores do diálogo entre o Governo do Uganda e o LRA.
Depois do intervalo do Natal, os rebeldes recusaram-se a voltar a Juba por alegadas questões de segurança.
Omar Al Bashir, o presidente do Sudão, tinha ameaçado expulsar pela força os guerrilheiros acholis do sul do país onde têm algumas bases.
O LRA combate há duas décadas no norte do Uganda contra o regime de Campala.
Milhares de pessoas foram vítimas dos ataques dos rebeldes acholis que sistematicamente raptam crianças para combaterem nas suas fileiras ou para servirem de escravas sexuais dos seus líderes e destroem aldeias.
O Governo do Sul do Sudão tem um interresse importante no sucesso das conversações. As suas linhas de abastecimento passam pelo território de guerra do LRA.
O Exército de Resistência do Senhor é uma das causas da insegurança que se regista na região.