JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 6 de março de 2007

Escutismo


Centenário

O escutismo, movimento de jovens fundado em 1907 por Baden Powel, celebra este ano 100 anos de existência com vária actividades a nível nacional e local.
Queremos também nós associar-nos a este grande movimento juvenil e fazemos votos que continuem a crescer e a educar para a vida.

Aquele que mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o Fundador do Escutismo, Baden Powel, nasceu a 22 de Fevereiro de 1857 em Londres, capital da Inglaterra, sexto filho de um eclesiástico, professor em Oxford.
Militar de carreira desde 1876, foi em 1907 com um grupo de 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, para realizar o primeiro acampamento escoteiro. No mesmo ano escreveu em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escutismo para Rapazes". Compreendeu então que o Escutismo seria a obra que dedicaria sua vida, afastando-se do exército e dedicando-se apenas ao Movimento Escoteiro.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é a maior Organização de Juventude de Portugal. É um movimento da Igreja Católica; muitas das suas sedes encontram-se perto ou nas instalações das Igrejas locais e/ou centros paroquiais.
O CNE está implantado em mais de 1000 Agrupamentos locais em todos os Concelhos do território Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dispondo de uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em meia centena de Estruturas de Núcleo e Regionais, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.

"Se queremos que nossos rapazes sejam felizes na vida, devemos fazer com que eles assimilem o costume de praticar o bem ao próximo, além de ensinar-lhes a apreciar as coisas da natureza."