JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 2 de março de 2007

Malária


Boa Notícia - ASAC

Quando se fala em saúde pública ou doenças, pensamos normalmente no HIV sida, raramente na malária. Quando pergunto a alguém qual a doença que mata mais gente no mundo, ouço quase sempre: a sida.
Se pergunto qual o animal mais feroz e mortífero, ninguém se lembra de acertar na resposta: o mosquito. É verdade a doença que mais mata é a malária, também conhecida por paludismo e é transmitida pela fêmea do mosquito Anofeles.
Mas poucos sabemos ou pensamos nisto. Não pensamos porque não nos afecta, porque não vivemos na Africa subsahariana. Aí morrem 3.000 crianças todos os dias. É verdade! Ao todo são mais de um milhão de pessoas por ano que morrem desta terrível doença em Africa, e à volta de três milhões em todo o mundo. Em Africa a Malária é responsável de 25% das mortes de crianças e ultrapassa as doenças respiratórias, a diarreia, a sida, o sarampo, entre as causas da mortalidade infantil no continente
Isto torna-se ainda mais escandaloso porque estamos a falar de uma doença que pode ser tratada de uma forma bem mais simples e barata que outras doenças como o HIV sida. Se o combate à malária tivesse beneficiado de metade dos fundos gastos no combate à sida, a Malária estaria irradiada do planeta e não só da Europa. Mas como não nos afecta e ainda dá lucro às companhias farmacêuticas… as coisas continuam assim!
Ontem foi um dia importante nesta luta: uma grande companhia farmacêutica em associação com um grupo não lucrativo, lançou, em Paris um novo produto contra a malária. Chama-se ASAC.
Boa notícia para todos, mas sobretudo para os nossos irmãos Africanos a viver no continente. Votos de que esteja operacional o mais breve possível.