JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 3 de março de 2007

Darfur


Comunhão solidária

Do P. Feliz Martins recebemos mais informações sobre o Darfur em vista da nossa campanha de solidariedade missionária.

"Obrigado pela oportunidade que nos dais de estarmos convosco, não só nos vossos pensamentos e orações mas também no gesto solidário que quereis orientar e trazer até a este lugar e esta gente.
Hoje, domingo 11 (de Fevereiro), foi o Pe. Jervas celebrar a Bileil. As coisas lá pioraram, embora, por outra parte, os participantes na eucaristia, tornaram-se por volta de 10 vezes mais.
O que aconteceu é que, correu a voz que a IOM (Organização Internacional para Migração) ia levar – e depressa – os sulistas desalojados para o Sul. Então vieram de muitas partes e de muito longe, sobretudo do Norte do Darfur. Fixaram-se em Bileil, onde já havia tanta pobreza: resultado, mais desalojados. Imagina!
Assim, não sendo o transporte coisa automática como eles infelizmente pensavam, ficaram lá naquela situação. Pouquíssimos têm a sorte de poder trabalhar para alguns árabes(izados) locais. Mas a maioria esmagadora deles estão ali sem nada de nada. Isto desde há um mês. Graças a Deus morreram menos do que eu pensava, mas os que ficam não têm forças para sepultar os mortos (o coveiro ou cangalheiro não é um funcionário pago como aí, bem o sabes).
Mas as viagens deste tipo, mesmo que sejam ONG, não se fazem automaticamente ou só com boa vontade. Quando poderão eles viajar, ainda é segredo (de quem?). Ouve-se mesmo dizer que este ano já não há verbas suficientes para transportar mais ninguém para o Sul. Sabes como é … tudo incerto. Poderias pensar que estou a fazer tragédia mas esta é a verdade.
Estamos a forçar todos os meios (ONGs e não só) para que os assistam em medicamentos e alimentos)."