JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

CELAM e Caribe


Apresentar Jesus
transformar a sociedade

Mensagem da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, destaca prioridades da Igreja para os próximos ano. Extratos:

Assumimos o desafio de trabalhar para dar um novo impulso e vigor à nossa missão. Renovamos a nossa fé, proclamando com alegria: Jesus é o caminho que nos permite descobrir a verdade e alcançar a plena realização de nossa vida!
A nossa maior alegria é ser seus discípulos! Ele chama cada um de nós pelo próprio nome, para conviver com Ele e enviar-nos a continuar a sua missão (cf. Mc 3, 14-15). Identificados com o Mestre, a nossa vida é movida pelo impulso do amor e no serviço aos demais. Este amor implica uma contínua opção para seguir as Bem-aventuranças.
Ser discípulos-missionários exige de nós uma decisão clara por Jesus, coerência entre a fé e a vida, ser sinal de contradição num mundo que desfigura os valores que dignificam o ser humano. Continuaremos a exercer a nossa tarefa profética levantando a nossa voz especialmente a favor dos excluídos da sociedade.
Todos somos chamados a ser discípulos e missionários, a ser Igreja de braços abertos, que sabe acolher e valorizar cada um dos seus membros. Por isso, no nosso serviço pastoral, façamos que todos, ao serem valorizados, se possam sentir na Igreja como em sua própria casa.
Queremos ser uma Igreja que aprende a rezar e ensina a rezar. Uma oração que nasce da vida e do coração e é ponto de partida de celebrações vivas e participativas que animam e alimentam a fé. Que ninguém fique de braços cruzados.
Ser missionário é ser anunciador de Jesus Cristo com criatividade e audácia em todos os lugares onde o Evangelho não foi suficientemente anunciado ou acolhido, especialmente nos ambientes difíceis e esquecidos e além de nossas fronteiras. Sejamos missionários do Evangelho não só com a palavra, mas principalmente com a nossa própria vida, entregando-a no serviço. Promovamos o diálogo com os diversos actores sociais e religiosos. Sejamos integradores de forças na construção de um mundo mais justo, reconciliado e solidário.
Reafirmamos a nossa opção preferencial e evangélica pelos pobres. Comprometemo-nos a defender os mais fracos, especialmente as crianças, os doentes, os incapacitados, os jovens em situações de risco, os idosos, os presos, os migrantes.
Convocamos todas as forças vivas da sociedade para cuidar da nossa casa comum, a Terra, ameaçada de destruição. Queremos favorecer um desenvolvimento humano e sustentável, baseado na justa distribuição das riquezas e na comunhão dos bens entre todos os povos. Queremos abraçar todo o continente para lhe transmitir o amor de Deus e o nosso. Desejamos que este abraço alcance também o mundo inteiro.

Mensagem completa aqui

Não esqueças
Sê uma ponte para o DARFUR

 

1 Comments:

Blogger Maria João said...

Vamos então abrir os braços, acolher Jesus, seguir o Seu exemplo e ajudar quem precisa. Os nossos irmãos do Darfur precisam de nós! Não os esqueçamos!

beijos em Cristo

2:04 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home