JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Jovem e Cristão


Jornadas diocesanas da juventude

No domingo, 29 de Abril um grupo de jovens do Fé e Missão estivemos nas Jornadas Diocesanas da Juventude em Arruda dos Vinhos, que contou com a presença de muitos jovens e de D. José Policarpo.
Todos os jovens foram distribuídos por equipas diferentes. A que era animada pelo Fé e Missão era a Toca a Andar. O objectivo era falar sobre missão. Mostrar como há cristãos que arriscam partir da sua terra para irem para terras onde nem sempre há as melhores condições de vida e onde correm, muitas vezes, riscos de vida.
Para além do vídeos, tínhamos alguns missionários que falaram da sua experiência: a irmã Beta, 6 anos no Quénia; a irmã Dorinda, no Sudão durante 20 anos e um casal de leigos missionários da Consolata.
Contaram a sua experiência, de como enfrentaram o choque de chegar a terras onde há muito pouca coisa e onde a cultura é completamente diferente, e como conseguiam enfrentar todas estas dificuldades com a ajuda de Jesus Cristo.
O casal de leigos foi o que gerou mais curiosidade. Não há muitos casais que partem para ajudar os mais pobres. A Elizabeth e o Ricardo mostraram como a Fé em comum os levou a partir há seis anos para Moçambique, logo após a lua-de-mel. Fizeram de professores, médicos, amigos...enfim foram o Rosto de Cristo junto de um povo que precisa tanto de ajuda. Lá tiveram três filhos que foram criados juntamente com os meninos moçambicanos. Voltaram por que a filha mais velha tem de ir para a escola, mas chegaram com muitas saudades de um povo pobre, simples, humilde e amigo. Foram testemunhos de uma realidade bem viva que existe todos os dias e que, infelizmente, nos passa tantas vezes ao lado.

À tarde, depois do almoço partilhado, houve muita música com os Anima Christi. Os jovens foram passando pelos vários stands onde estavam expostos vários projectos missionários. Todos tinham em comum o mesmo desejo: ajudar quem precisa. Num tom bem jovial, D. José Policarpo ouviu as perguntas dos jovens e exortou-nos a caminhar em Jesus, o Único que nos pode dar a felicidade e a Vida Eterna. No dia em que também se comemorava o Dia Mundial das Vocações falou sobre a importância de nos deixarmos guiar por Jesus para sabermos qual é a nossa vocação. Seja ter uma vida consagrada ou leiga, o importante é que sejamos fiéis ao chamamento de Deus Pai.

 

1 Comments:

Blogger Jacinta said...

Tou a ver que foi um dia em cheio..
Um abraço amigo para todos!
**

2:42 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home