JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 21 de abril de 2007

Inclusão social


Fotografar o país invisivel

Neste fim de semana deixo-vos uma notícia importante que merece atenção. Quem tiver tempo, e quiser, prepare-se para participar e contribuir para desenhar o nosso país "invisível" (para quem não quer ver) mas real.

A agência de comunicação Dreamgate/McCann vai convidar, a partir de Junho, os portugueses a fotografarem, com o telemóvel, barreiras sociais, físicas e culturais para construir um mapa do Portugal Invisível.

A iniciativa visa fazer um «novo mapa de Portugal, onde as barreiras responsáveis por um país pouco inclusivo são identificadas». Na sequência da aprovação, no final de 2006, do Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade, pelo Conselho de Ministros, a Dreamgate/McCann decidiu aliar-se ao esforço nacional de ajudar a eliminar, até 2015, as barreiras sociais, físicas e culturais. O projecto foi apresentado em Março último ao presidente da República, que decidiu dar-lhe o seu alto patrocínio.

A proposta da agência é realizar, a partir de Junho, uma campanha de comunicação que leve a população a «fotografar barreiras com o seu telemóvel e enviar via MMS para o site Portugal Invisível», onde as imagens são publicadas e os locais identificados no mapa. «Ao identificar e “mapear” as barreiras é possível dar visibilidade a questões que passam habitualmente despercebidas, que são invisíveis», levando a que o confronto com a realidade seja «um motor de transformação», disse Clara Cotrim, a responsável do projecto.

«Num contexto social em que a limitação está associada ao envelhecimento da população, é necessário e urgente identificar o contexto físico, que torna Portugal numa arquitectura de obstáculos em que uma simples saída à rua se pode tornar num pesadelo», acrescentou. A alteração desta situação «não é só responsabilidade das entidades públicas, precisa uma mobilização da sociedade», disse ainda.

Além de “mapear” as barreiras, o projecto visa, com o apoio dos parceiros que adiram à iniciativa, premiar intervenções que ajudem a eliminá-las, nomeadamente de arquitectos, designers, construtores, fabricantes de equipamentos ou de empresas e particulares.