JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Páscoa Missionária


Animação em VIDE

"A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus." (Tales de Milleto)

Mais uma vez, alguns jovens do Fé e Missão, deixaram as suas terras e famílias para viverem uma Páscoa diferente. Não nos encontramos em nenhuma casa dos combonianos para vivermos as celebrações pascais, desta vez partimos para uma paróquia sem pároco. Chama-se Vide, fica perto da Serra da Estrela e foi lá que durante 4 dias fomos acolhidos e tratados como família.

Nas celebrações de quinta, sexta e sábado, não foram muitos os intervenientes, mas mesmo assim a sensação de realização foi completa. Sentimos que as pessoas que lá estavam nos acolhiam a nós e à nossa mensagem com todo o amor e cuidado. Demonstravam-se participativas, interessadas, abertas... o que despertou em nós um grande espírito de motivação. Foi a este sentimento, a esta alegria, a esta vontade que fomos buscar a força quando o cansaço começava a apertar. Sabíamos que o nosso trabalho não estava a ser em vão, e não há maior e melhor recompensa que saber que estamos a levar um bocadinho de Deus aos outros.

Fizemos diferentes trabalhos: as cerimónias habituais do tríduo pascal: lava-pés, em quinta-feira santa juntamente com Eucaristia, adoração ao santíssimo, tendo como força "Permanecei Junto a MIM ora e Vigia"; Via -sacra e adoração à Cruz em sexta-feira santa, e a grande vigília no sábado de aleluia. No sábado ainda estivemos em contacto com as crianças e os idosos da aldeia, dando muito de nós, mas recebendo ainda mais: sorrisos, força, coragem, ânimo... alegria.

Terminamos esta Páscoa missionária com a grande Eucaristia de Domingo! Ecoou por toda a freguesia o som das campainhas que anunciavam a ressurreição de Cristo. Foram momentos únicos, de beleza incomparável. Foi uma daquelas experiências que se podem denominar... verdadeiramente enriquecedoras. Tivemos uma "experiência missionária", que embora sendo em pequena escala, nos fez perceber que por esse mundo fora há sempre alguém que precisa de nós, há sempre alguém que nós podemos tornar mais feliz, há sempre alguém que ainda não conhece o Deus vivo... alguém a quem nós devemos levar o nosso motor "Cristo Ressuscitado"

Sem dúvida um experiência única, inesquecível que vai muito além daquilo que pode ser posto em palavras. Podemos então dizer que realizar a vontade de Deus é então a coisa mais cara do universo, mas sem sombra de Deus a mais agradável, enriquecedora e formidável.

Gilda Santos

 

1 Comments:

Blogger Vide said...

Queridos Jovens Amigos
Bem-Hajam pela Páscoa Maravilhosa e Inesquecível que nos proporcionaram. A certeza da presença de Cristo Ressuscitado tornou-se para nós mais forte com a chama do vosso testemunho e da vossa alegria, ecoando nos nossos corações o cântico vitorioso de "Aleluia", que proclama a Esperança Nova, o Novo Sol, a Nova Terra, o Novo Amor, a Vida Nova.
Deus Vos abençõe, ilumine e fortaleça com o Seu Espírito. Estareis sempre presentes no nosso coração e na nossa oração.
Um forte abraço
Os manos de Vide

2:05 da manhã  

Enviar um comentário

 

<< Home