JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 31 de março de 2007

Direitos e deveres


A pessoa universal

Direitos

Direito à vida:
O primeiro direito do Homem. A vida como Dom de Deus a ser respeitado e nunca aniquilado

Direito á igualdade:
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. No entanto, hoje em dia o homem apoia-se no conceito de raça, acreditando que os homens são diferentes, criando as desigualdades e as discriminações.

Direito à liberdade:
Deus libertou o seu povo da opressão e escravidão do Egipto, conduziu-o para a terra prometida. Contudo, nos nossos dias esta liberdade foi esquecida. A Aliança que Deus estabeleceu com o seu povo é hoje quebrada sempre que intervimos na liberdade do outro, a opressão a escravidão, ainda que camufladas. Estamos pois contra o plano de Deus para cada um de nós: SERMOS LIVRES

Direito ao Amor:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". Cristo ao dar a sua vida na cruz pela humanidade ensinou-nos o verdadeiro sentido do amor. Com este acto, Cristo pretende transmitir que todos os homens se deviam amar como terra do mesmo vaso. A vida na sociedade tem que assentar sobre esta base, não se pode entregar ao ódio e a desunião, pois só com amor podemos dar-nos de uma forma total aos outros, numa atitude de entrega completa. Podemos então dizer que o amor é a força construtora que brota no verdadeiro sentido de humanidade.

Direito à Felicidade:
A felicidade é a meta da humanidade. Ela concretiza-se sempre que descobrimos e realizamos a nossa missão: " O mais feliz dos meus dias será aquele em que poder dar a vida por vós", Daniel Comboni. Ninguém pode ser feliz sozinho. " Nenhum homem é uma ilha".

Deveres

Dar:
Com esta pequena palavra englobamos 5 ou + deveres, pois o seu sentido é de proporção superior ao seu tamanho. O dever não se limita ao pensar, baseia-se na acção, na determinação. Devemos dar respeito, devemos dar amor, devemos dar a liberdade... devemos ser nós os promotores de algo que não se cinge à teoria, mas que se baseia na prática e na experiência.

PS: Estes foram alguns dos direitos e deveres da pessoa universal que partilhámos no último encontro Fé e Missão em Coimbra. Este fim de semana é o encontro Fé e Missão em Santarém