JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Darfur


Imagens e aviões

O Google Earth passou a incluir imagens de alta definição da região do Darfur, como forma de alertar para os problemas que se vivem no território. O Google associou-se assim à luta pelo fim das atrocidades no Darfur. Agora é possível ter acesso a campos de refugiados, aldeias destruídas ou pessoas deslocadas.
As aldeias arrasadas são simbolizadas com tochas de fogo e os campos de refugiados com tendas. Tem também acesso a várias estatísticas através de links.
O projecto pretende alertar para uma região onde, segundo as Nações Unidas, mais de 200 mil pessoas morreram e 2,5 milhões foram deslocados em quatro anos.

Enquanto isso o Governo sudanês tem usado falsos aviões das Nações Unidas para bombardear o Darfur e para transportar armas e equipamento militar para a região. A revelação é feita num relatório confidencial da ONU, fornecido ao jornal The New York Times por um diplomata de um dos 15 membros do Conselho de Segurança, que achou por bem divulgar o seu conteúdo.Os aviões em causa são aparelhos da força aérea sudanesa que foram pintados de branco. Alguns contêm a inscrição da ONU em inglês, UN, numa das asas.
O relatório recomenda, por isso, o reforço do embargo de armas imposto pelo Conselho de Segurança, tal como de outras restrições a actividades que envolvam armamento. Nos últimos quatro anos, mais de 200 mil pessoas já morreram no Darfur e 2,3 milhões ficaram desalojadas, num conflito já classificado como um "genocídio".