JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

sábado, 28 de abril de 2007

Vocações


Preciso Mudança

No próximo domingo, dia 29 de Abril, a igreja celebra o Dia Mundial das Vocações. Todos os anos o 4º domingo de Páscoa é dedicado à oração por todos os jovens, homens e mulheres, que vivem a sua fé de um modo mais comprometido e radical.
Ao longo das suas vidas sentiram que O Senhor os chamava a uma missão particular para o serviço do seu povo, de toda a humanidade.
Costumamos ouvir, cantilena que vem de tempos idos, que há crise de vocações, que há falta de padres. Parece-me, no entanto que não deveríamos encarar esta realidade de maneira saudosista ou pessimista, porque, sem negar esta verdade, há outros aspectos fundamentais a ter em conta.
O ministério sacerdotal não é o único na Igreja;
Outros ministérios e serviços há a descobrir, desenvolver e incentivar;
A “falta de padres” pode e deve levar a uma reflexão sobre a pastoral que se vive nas nossas igrejas particulares. Porque me parece que é verdade, que há “falta de padres” mas para um mundo de cristandade, de capelas e capelinhas, de missas e missinhas, de sacramentos a torto e a direito até dizer basta.
Uma pastoral do século XXI não pode viver de missas, casamentos (cada vez menos) e baptizados (ainda menos).
Atrever-me-ia a dizer que não temos crise de vocações, temos é crise de pastoral.
Deus dá à sua Igreja as vocações de que ela precisa. Eu acredito nisto porque a vocação ninguém se la dá a si mesmo, e cada vocação é sempre para uma missão. Então? Se as vocações estão desfasadas das necessidades da missão algo está errado. E eu creio que o que está errado é querer ter as vocações para uma pastoral que já não tem pés nem cabeça.
Não será isto um apelo premente do Espírito à mudança? Ao trabalho diferente? Ao incremento de outros e diferentes ministérios?
Eu creio que sim!!! Até que me provem o contrário!!!