JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Taxas moderadoras


Difícil de compreender

Tenho tentado resistir. Mas já chega, tenho que escrever. Sem querer imiscuir-me em política barata parece-me importante denunciar algo que parece estar a passar despercebido, ou por manifesta fala de interesse, ou minha ignorância. Assim vai o nosso sistema de saúde.
Na portaria que regulamenta a interrupção voluntária da gravidez, não se entende "como é possível isentar de taxas moderadoras os casos de aborto não motivadas por motivos exteriores à vontade da mulher (os que estavam previstos na anterior lei) ao mesmo tempo que se carrega nas taxas moderadoras a aplicar a muitos utentes e em múltiplos actos médicos".
Não se trata de casos de força maior e exterior à vontade humana. Estamos a falar aqui de casos de interrupção voluntária da gravidez (IVG), simplesmente a pedido da mulher, “porque sim”.
Neste caso trata-se de um acto voluntário. Como pode um acto voluntário não obrigar ao pagamento de uma taxa moderadora enquanto um acto involuntário (como é o ficar doente) requer esse mesmo pagamento?
Não estou a questionar o acto da IVG, mas tão simplesmente a duvidar da justiça de tratamento, se comparado com outros aspectos da nossa saúde básica e fundamental.
Então, quem tiver um acidente, que tenha que ficar internado, não se livra da famosa taxa moderadora! Mas se quiser abortar sem condicionalismos outros que a “sua vontade”, fica isento!!!
É seguir a mesma linha da comparticipação numa “operação plástica” rejuvenescedora (???) e a não comparticipação na compra de óculos ou tratamento de dentes? A falta de visão não é uma doença? E o querer abortar sem condicionantes externas já é?
Será que o desejo de agradar a uma certa classe de pessoas, deve levar ao abandono ou exclusão de outros?
Eu não compreendo!
Se alguém compreender que me explique sff.

 

1 Comments:

Blogger Maria João said...

Também não comprendo. Tenho estado à espera de um comentário, mas parece que ele não aparece.

Será por que, de facto, não dá para entender e não há nada que justifique esta medida?

beijos em Cristo

1:24 da tarde  

Enviar um comentário

 

<< Home