JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Condenação!


Igreja na China

Leio esta manhã, numa agência noticiosa católica, que o “Vaticano condena as ordenações episcopais na China”. Ora o Vaticano não condena. E ainda bem!

Ok. Nós sabemos o que se passa na China a nível eclesial, as relações entre o Vaticano e o país com maior população do mundo. Sabemos que tem havia algum diálogo para as ordenações dos bispos da Igreja Patriótica Chinesa. Sabemos de algumas dificuldades por que passa a Igreja clandestina chinesa para se manter em comunhão com Roma…
O que me parece exagerado é o termo “condena”.
Fui então ver o comunicado de imprensa do Vaticano. Em lado nenhum se fala de condenação. Consultei outros jornais e em nenhum encontrei tal palavra. Fala-se sim de “uma grave violação da liberdade religiosa”; de “profunda tristeza”, do Papa Bento XVI, o que é normal e legítimo, de “uma grave ferida para a unidade da Igreja”. O Vaticano exige o respeito "da liberdade da Igreja e da autonomia das suas instituições”, espera que “não sejam repetidas tais actos inaceitáveis de violência e coacção”, e manifesta mais uma vez “a sua própria disponibilidade para um diálogo honesto e construtivo com as competentes autoridades chinesas para encontrar soluções que satisfaçam as legítimas exigências de ambas as partes”. Mas jamais de condenação.
Então porquê utilizar a palavra “condena”? “Eu vim para salvar e não para condenar” – nem preciso pôr a citação bíblica. Creio que a mensagem e o testemunho evangélico e cristão, hoje, têm que passar por uma grande reformulação da linguagem que utilizamos. Cabe a cada um de nós de fazer esses esforço de actualização.

 

1 Comments:

Blogger Anónimo do séc. XXI said...

Obrigado pela explicação de uma coisa que tb me estava a dar alguma confusão pelo facto de tb ter ouvido dizer que a igreja condenou as ordenaçoes desses bispos. Abraço.

10:28 da manhã  

Enviar um comentário

 

<< Home