JOVENS & MISSÃO

Somos jovens! Somos Cristãos! Somos Missionários! Queremos ter sempre o coração e o espírito jovens, abertos e disponíveis ao mundo, à humanidade, à Missão, a Cristo. Procuramos viver na alegria, na esperança, no compromisso, no serviço. Só assim se "vive ressuscitado" com Cristo.

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Momento privilegiado


Reviver Moissalá

Na segunda-feira a Rita veio falar comigo. Tem que fazer um trabalho para os seus estudos de enfermagem. Para falar do Chade.

Ah! O Chade!
Naquela hora que passámos juntos viajei, melhor, voei até ao Chade, até Moissalá. E recordei. Recordei 10 anos de vida, 10 anos da minha juventude, 10 anos dos melhores da minha vida.
Não sei se a Rita fisgou alguma coisa que lhe sirva para o seu trabalho (pareceu-me que sim!!!), mas eu vivi um momento privilegiado. O meu coração aqueceu, ferveu, saltou, … “não estava o nosso coração a arder cá dentro, quando Ele nos falava no caminho e nos explicava as escrituras?” (Lc 24,32).

Revi tantos rostos, tantos acontecimentos, tantos sorrisos e gargalhadas, tantos gestos de ternura, de amor, de compaixão. Também alguns de tristeza, sobretudo por muitas vezes não se poder fazer o que seria melhor, por falta de meios. Não é isto viver ressuscitado? Para mim foi um momento de ressurreição, de graça.

Obrigado Rita.
Obrigado também a vós, meus amigos, meus irmãos Chadianos.
Vós estais sempre comigo.

 

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu é que agradeço!
Naquele momento foi-me transmitida uma paixão, uma dor, uma vivência que por momentos me transportou para junto daquela gente tão rica, tão vivida!
Nem sempre se tem oportunidade de fazer um trabalho onde se pode ter um testemunho, tão rico e tão vasto! Obrigada pelo momento!
Rita

2:06 da tarde  
Blogger José Avlis said...

Meus caros Irmãos

Obrigado pela vossa amável visita ao Nova Evangelização Católica.

Conheço a Congregação dos Missionários Combonianos, sobretudo em Vila Nova de Famalicão, desde a minha adolescência, já há cerca de 50 anos. E muito lhe devo.

Deus queira que o vosso movimento/comunidade CVJ dê abundantes frutos, sobretudo espirituais e missionários, e nomeadamente junto dos jovens, para os quais está vocacionado!

Precisamos tanto de Missionários, agora não só nas antigas terras do Além-Mar, tradicionalmente de Missão, mas também em Portugal continental, assim como na Europa em geral.

Mas agora, é bem mais fácil ser Missionário, ou Evangelizador, mormente através das novas tecnologias, especialmente a Internet.

Deus dá-nos sempre meios proporcionais para anunciarmos e ensinarmos a Sua Palavra.
Cabe a nós utilizarmos bem e da forma mais adequada tais meios, até porque infelizmente a maioria das pessoas utiliza-os muito mal, ou só para o mal.

Somos nós o contra-peso, para que o fiel da balança restabeleça, no mínimo, o equilíbrio, sobretudo a nível moral e espiritual, que é o que mais interessa.

Conheço igualmente e aprecio deveras as vossas revistas Além-Mar e Boa Nova, que tanto bem fazem por todo o lado, e muito particularmente em África, terra de Missão por excelência!

Desejo-vos as maiores felicidades, tanto para o CVC, como para este promissor blogue Jovem & Missão (que, se me permitem, passo a anexar ao Nova Evangelização).

Abraço, em Jesus e Maria.

José Mariano

6:16 da tarde  
Blogger PDivulg said...

Nessas missões parece-me que se pode sentir o Amor de Deus na ajuda e solidariedade que esses povos mostram.

8:43 da manhã  

Enviar um comentário

 

<< Home